Leitor sente falta de seu Toyota SW4 diesel: vale a pena voltar para o SUV hoje em dia?
Depreciação acentuada dos veículos com este tipo de propulsor é algo que deve ser levado em conta; confira análise
César Tizo - maio 16, 2024
Tenho um Honda CR-V 19/19 1.5 Touring pouquíssimo rodado mas sou fã e já tive várias Toyotas Hilux SW4 diesel utilizadas como carro de passeio! Apesar do momento do diesel no país sempre penso em voltar para SW4! Qual sua opinião? Meu maior receio é a depreciação dos carros a diesel! Acha que a situação pode se normalizar ou a tendência é cair mais ainda? – pergunta enviada por Marco
Marco, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Acredito que é essencial estarmos ao volante de um carro que atenda às nossas necessidades e preferências individuais.
Os SUVs grandes com estrutura de carroceria sobre chassi oferecem uma condução robusta e estilo que muitos motoristas apreciam, como parece ser o seu caso.
Se você não consegue esquecer o Toyota SW4, é uma ótima ideia considerar retornar a esse modelo para satisfazer suas preferências pessoais. Porém, é importante ponderar sobre a melhor maneira de fazer isso.
Mercado
Como descrito na pergunta, os veículos a diesel estão enfrentando desafios no mercado brasileiro atualmente, principalmente devido ao aumento do preço do combustível em relação à gasolina.
Não por acaso, como abordei em outra análise, hoje em dia algumas picapes médias 0 km podem ser encontradas com descontos na faixa de R$ 60.000, acarretando também na desvalorização acentuada de exemplares no mercado de usados.
Por conta disso, Marco, a sugestão que recomendo a você é considerar a compra de um Toyota SW4 seminovo.
Com isso, você adquire um veículo com a amortização inicial mais onerosa já precificada, evitando assim o desperdício de dinheiro e se precavendo contra a volatilidade de preços no segmento.
Estratégia
Um bom exemplo para justificar essa estratégia pode ser observado em uma rápida pesquisa dos valores praticados hoje em dia para o Toyota SW4.
A versão topo de linha Diamond é tabelada em R$ 433.490 ainda 0 km nas concessionárias.
De acordo com dados recentes da Fipe, unidades 2023/2024 pouco rodadas têm preços gravitando em R$ 356 mil, portanto uma desvalorização inicial de 17,8% com menos de um ano de uso.
Eletrificação
É fato que a tendência da eletrificação é algo que, em um horizonte de médio prazo, deverá colaborar para acentuar a desvalorização dos SUVs de maior porte a diesel.
Em especial quando analisamos mecânicas do tipo híbrida plug-in, como a da picape média BYD Shark, é fácil entender porque os veículos da categoria devem seguir por esse caminho.
A marca chinesa e a conterrânea GWM deverão oferecer em um horizonte de médio prazo aqui no Brasil SUVs grandes 7 lugares com estrutura de carroceria sobre chassi e propulsão híbrida plug-in, os quais, sem dúvida, serão duros rivais para o Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer e cia.
Aí sim, quando isso ocorrer, a depreciação dos modelos a diesel poderá acentuar, o que levará a uma migração natural para veículos eletrificados mais eficientes.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok