Toyota registra marca histórica com mais de 700 mil veículos exportados
Toyota se consolida como a maior exportadora de veículos do Brasil
César Tizo - maio 19, 2024
A Toyota do Brasil anunciou um marco significativo ao registrar mais de 700 mil veículos exportados desde o início das operações para outros países em 1999. A marca foi alcançada no primeiro quadrimestre deste ano.
“A ampliação de nossa capacidade produtiva e a oferta de novos modelos e tecnologias demonstra o quanto acreditamos no Brasil como base exportadora para a região. Com novos investimentos, estamos contribuindo para o desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda no país e fortalecendo a indústria automotiva nacional”, destacou Evandro Maggio, presidente da subsidiária brasileira da Toyota.
As primeiras exportações da Toyota do Brasil remontam aos anos 70, detalha a empresa, com o Toyota Bandeirante nacional alcançando os primeiros mercados fora do país. As exportações da companhia ganharam força a partir de 2012, impulsionadas pela produção de novos modelos na planta de Sorocaba e pela introdução de tecnologias de eletrificação.
Com isso, desde 2013 a Toyota lidera as exportações de veículos no Brasil. Investimentos em mercados regionais e a ampliação do portfólio, com a introdução de produtos como Etios, Yaris e Corolla Cross, foram cruciais para esse sucesso, avalia a empresa.
Em 2018, a produção do Yaris começou nas versões hatchback e sedã. Em 2019, a Toyota lançou o primeiro veículo híbrido flex do mundo, o sedã médio Corolla, seguido pelo Corolla Cross em 2021, o primeiro SUV híbrido flex do mercado. Esses lançamentos não só reforçaram o compromisso da Toyota com a sustentabilidade, mas também abriram novas oportunidades de exportação para mais de 22 países na América Latina e Caribe.
Mesmo após um período de baixa devido à pandemia, a Toyota voltou a bater recordes em 2023, exportando 82.419 unidades e conquistando 22% das exportações do setor, segundo a Anfavea.
O sucesso foi impulsionado principalmente pelo Corolla Cross, responsável por mais de um terço das exportações da marca, com 31,7 mil unidades, seguido pelos modelos Etios, Corolla e Yaris, com 28,6 mil unidades combinadas.
Em 2023, a Toyota produziu um total de 212.385 veículos em suas unidades em Indaiatuba, Porto Feliz e Sorocaba, todas no estado de São Paulo, exportando 40% dessa produção.
O ano de maior volume de exportação foi o de 2019, com 100 mil veículos produzidos no Brasil sendo levados para outros mercados da região. No ano anterior, a subsidiária local da Toyota já havia exportado 90 mil unidades.
“A Toyota celebra orgulhosamente a marca de 700 mil veículos exportados, resultado da forte presença da marca na América Latina e Caribe. Esse feito é resultado da integração das operações regionais, da qualidade e tecnologia dos veículos produzidos localmente e da sólida reputação da marca em serviço e atendimento ao cliente. Além disso, ao exportar tecnologia de ponta, especialmente no campo da eletrificação, reforçamos nosso compromisso com a inovação e sustentabilidade da região”, conclui Rafael Chang, CEO da Toyota América Latina e Caribe.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok