Jeep Avenger 4xe mostra as vantagens da tração integral híbrida
Nova configuração do SUV pequeno é capaz de despejar quase 200 kgfm de torque nas rodas traseiras
César Tizo - maio 22, 2024
A Jeep apresentou nesta quarta-feira (22) a interessante opção 4xe no portfólio do Avenger, atual SUV de menor porte da marca na Europa.
O grande destaque do Jeep Avenger 4xe fica para o sistema híbrido de propulsão, que combina o motor 1.2 turbo de 135 cv com outros dois propulsores elétricos de 21 kW (28 cv) cada, posicionados um em cada eixo do veículo.
A configuração mecânica fica completa com a transmissão de dupla embreagem com 6 marchas, a qual permite ao Avenger 4xe operar em modo totalmente elétrico a baixas velocidades.
A grande vantagem do Jeep Avenger 4xe é que, graças ao motor elétrico traseiro, o SUV dispensa itens como o eixo cardã, colaborando para tornar o veículo mais eficiente e com respostas muito mais rápidas em situações de perda de aderência em uma ou mais rodas.
Desempenho
Segundo dados da Jeep, o Avenger 4xe alcança velocidade máxima de 194 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos.
Comparado à configuração e-Hybrid (híbrida-leve), o Avenger 4xe conta com 36 cv e 2,5 kgfm de torque a mais, resultando em acelerações ágeis e velocidade máxima superior.
Além disso, o Avenger 4xe possui maior altura em relação ao solo, aprimorando a capacidade off-road, e é capaz de atravessar lâminas d’água de até 400 mm.
“O conjunto mecânico, combinado com o redutor de 22,7:1 instalado no eixo traseiro, garante um extraordinário torque para as rodas traseiras de até 1.900 Nm (193 kgfm), proporcionando tração incomparável. O SUV pode transpor inclinações de cerca de 40% em terrenos desafiadores, como grama, por exemplo, e inclinações de até 20% quando não há aderência no eixo dianteiro“, detalha a Jeep.
Off-road
Equipado com um sistema de tração integral inteligente, o Avenger 4xe adapta-se rapidamente aos diferentes tipos de uso.
“Em baixas velocidades (até por volta de 30 km/h), a tração nas quatro rodas é permanente, com divisão 50:50 entre os eixos. Durante velocidades médias (30 a 90 km/h), a tração do eixo traseiro é ativada apenas se necessária. Vale ressaltar que, mesmo quando não atuando, o motor elétrico traseiro permanece conectado às rodas posteriores para necessidades repentinas. Quando a tração integral está acionada, a distribuição de torque é baseada na demanda real, com uma divisão potencial de até 50:50 entre os eixos. Em altas velocidades (acima de 90 km/h), a tração ocorre apenas nas rodas dianteiras e o motor elétrico traseiro se desacopla para minimizar o consumo de combustível“, explica a Jeep.
O sistema Selec-Terrain oferece os modos Auto, Snow (neve), Sand&Mud (areia e lama) e Sport, ajustando a tração conforme necessário.
O Avenger 4xe tem ainda o diferencial da suspensão traseira multibraço, a qual confere maior nível de articulação para vencer trechos mais desafiadores no off-road bem como favorece o conforto ao rodar.
Design
Em relação aos demais catálogos, o Avenger 4xe possui barras de teto para aumentar a capacidade de carga e bancos revestidos com material durável e impermeável, em linha com a proposta do SUV.
Os para-choques dianteiros e traseiros têm acabamento anti-riscos e elementos de proteção adicionais.
Na Europa, onde já é comercializado desde o início de 2023, o Avenger já acumulou mais de 90.000 pedidos, sendo 30% deles para o catálogo puramente elétrico.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok