“Super navio” da BYD atraca no Brasil com 5.459 veículos
Embarcação EXPLORER NO.1 BYD chega ao Porto de Suape, em Pernambuco, primeiro local de parada do navio no continente americano
César Tizo - maio 28, 2024
A BYD atingiu um marco significativo com a chegada do navio EXPLORER NO.1 ao Brasil. Este evento, que marca a primeira atracação da embarcação no continente americano, trouxe mais de 5 mil veículos elétricos e híbridos para atender à crescente demanda do mercado nacional.
Entregue em janeiro no porto de Yantai, na China, o EXPLORER NO.1 BYD é o navio oficial da marca. Com uma capacidade de transporte de até 7 mil veículos e medindo 199,9 metros de comprimento, o navio conta com a mais moderna tecnologia de navegação. Após uma viagem de 27 dias, a embarcação atracou no Porto de Suape (PE) nesta segunda-feira (27). Este é apenas o segundo trajeto do navio, que conta com uma tripulação de 23 pessoas, majoritariamente da Bulgária.
“Nós acreditamos que é possível manter a sustentabilidade e a tecnologia em todas as nossas soluções de mobilidade verde e estamos cada vez mais comprometidos em contribuir para fortalecer a logística internacional ecológica e inteligente. E o Brasil é, sem dúvidas, uma de nossas maiores apostas, em todos os sentidos”, afirmou Tyler Li, presidente da BYD do Brasil.
A chegada do navio resultou na maior movimentação de veículos da história do Porto de Suape, com 5.459 veículos desembarcados para abastecer o mercado brasileiro. Nos primeiros cinco meses de 2024, a BYD já emplacou mais de 25,5 mil unidades no Brasil, representando um aumento de 43% em relação aos emplacamentos de 2023.
Em abril, a BYD alcançou a posição de nona montadora com mais carros emplacados no Brasil, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Navio conta com alta tecnologia de navegação – Foto: Bera Digital
Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD, destacou a importância do Brasil para a empresa: “O país hoje é o maior mercado para a BYD fora da Ásia. A construção da nossa fábrica em Camaçari está em ritmo acelerado, e no fim deste ano começaremos a montar os carros na Bahia. A partir do próximo ano, a BYD produzirá os carros mais eficientes e tecnológicos em solo nacional”.
Na China, a BYD também lidera o mercado automotivo, superando inclusive os veículos a combustão. Em abril de 2024, as vendas de automóveis de passageiros da BYD cresceram 49% em comparação com o mesmo período do ano anterior. As exportações da empresa também estão em alta, com um crescimento anual de 334,2%, totalizando 242.765 veículos exportados no último ano.
Ainda para 2024, a BYD tem confirmada a estreia da picape média Shark ao longo do segundo semestre.
EXPLORER NO.1 BYD durante atração em Suape (PE) – Foto: Bera Digital
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok