Hyundai terá rival para BYD Dolphin Mini e prepara Creta elétrico
Com autonomia para 355 km, novo subcompacto tem como proposta o uso urbano e preço competitivo dentro do universo de carros elétricos
César Tizo - junho 11, 2024
A Hyundai Motor Company revelou nesta terça-feira (11) os primeiros teasers do seu novo veículo elétrico subcompacto, que será chamado Inster. Nas palavras da fabricante sul-coreana, “o modelo promete redefinir as expectativas dos consumidores com sua combinação de tecnologia avançada, segurança e desempenho“.
Segundo a Hyundai, o nome Inster deriva de “intimate” (íntimo) e “innovative” (inovador), simbolizando a evolução do Casper, hatch a gasolina exclusivo para o mercado sul-coreano e que serve de base ao compacto elétrico. Não por acaso, na Coreia do Sul o Inster vai adotar o nome Casper Electric.
Primeiros teasers do Hyundai Inster: futuro elétrico acessível da marca
O Inster terá autonomia projetada para 355 km, de acordo com o padrão WLTP, antecipa a Hyundai.
Os primeiros teasers mostram um modelo de perfil robusto e compacto, com luzes diurnas em LED e elementos de design pixelados, como os indicadores de direção e as lanternas traseiras. Este tipo de design tornou-se uma marca registrada da identidade visual dos veículos elétricos da marca.
O Inster fará sua estreia oficial no Busan International Mobility Show, programado para o fim deste mês.
Primeiros teasers do Hyundai Inster: futuro elétrico acessível da marca
Considerando a elevada demanda por veículos elétricos pequenos no Brasil, como observamos na boa aceitação de produtos como o BYD Dolphin Mini, o Inster pode se tornar um candidato ao mercado brasileiro caso a estratégia se mostre viável para a Hyundai por aqui.
Com o lançamento iminente, a expectativa é alta para ver como o Inster se posicionará no cenário global de veículos elétricos. Além da Coreia do Sul, alguns países europeus também vão receber a novidade.
Primeiros teasers do Hyundai Inster: futuro elétrico acessível da marca
Creta elétrico
A Hyundai confirmou que introduzirá o Creta com propulsão 100% elétrica no mercado indiano em janeiro de 2025. A informação foi divulgada pela revista Autocar India, citando sua participação em uma recente coletiva de imprensa com Tarun Garg, CEO da fabricante no mercado local.
Atualmente, o “Creta EV”, como está sendo chamado, está sendo amplamente testado pela Hyundai não apenas na Índia, mas também em outros mercados asiáticos.
Ao menos na Índia, o Creta elétrico será fabricado na planta da Hyundai em Chennai, dividindo a linha de produção com o Creta a combustão.
O SUV elétrico compartilhará muitos componentes com o Creta convencional, ajudando a manter os custos sob controle. No entanto, o Creta EV terá identidade visual única com leves ajustes de estilo.
O primeiro elétrico de alto volume a ser comercializado pela Hyundai India compartilhará seu motor elétrico com a versão de entrada do Kona Electric disponível no exterior, o qual também está confirmado para o Brasil.
O motor em questão entrega cerca de 138 cv e pouco mais de 25 kgfm de torque. Ao que tudo indica, o propulsor será alimentado por uma bateria de 45 kWh.
Entre as diferenças de estilo, o Creta EV deverá contar com uma grade dianteira fechada e para-choques dianteiro e traseiro ligeiramente diferentes.
As rodas de liga leve terão design aerodinâmico e, por dentro, o volante será próprio para a opção elétrica, bem como o console central. O Creta elétrico terá o seletor de marcha localizado na coluna de direção no lado direito, assim como ocorre no Kona Electric e no Ioniq 5.
Assim como o Inster, o futuro Creta elétrico também é um modelo que reúne diversas condições para chegar ao Brasil. A BYD, conforme noticiamos aqui no Guru dos Carros, prepara sua entrada no segmento de SUVs compactos elétricos com o Yuan Up, modelo de porte equivalente ao do Hyundai Creta. Vamos acompanhar de perto!