Hyundai terá rival para BYD Dolphin Mini e prepara Creta elétrico
Com autonomia para 355 km, novo subcompacto tem como proposta o uso urbano e preço competitivo dentro do universo de carros elétricos
César Tizo - junho 11, 2024
A Hyundai Motor Company revelou nesta terça-feira (11) os primeiros teasers do seu novo veículo elétrico subcompacto, que será chamado Inster. Nas palavras da fabricante sul-coreana, “o modelo promete redefinir as expectativas dos consumidores com sua combinação de tecnologia avançada, segurança e desempenho“.
Segundo a Hyundai, o nome Inster deriva de “intimate” (íntimo) e “innovative” (inovador), simbolizando a evolução do Casper, hatch a gasolina exclusivo para o mercado sul-coreano e que serve de base ao compacto elétrico. Não por acaso, na Coreia do Sul o Inster vai adotar o nome Casper Electric.
O Inster terá autonomia projetada para 355 km, de acordo com o padrão WLTP, antecipa a Hyundai.
Os primeiros teasers mostram um modelo de perfil robusto e compacto, com luzes diurnas em LED e elementos de design pixelados, como os indicadores de direção e as lanternas traseiras. Este tipo de design tornou-se uma marca registrada da identidade visual dos veículos elétricos da marca.
O Inster fará sua estreia oficial no Busan International Mobility Show, programado para o fim deste mês.
Considerando a elevada demanda por veículos elétricos pequenos no Brasil, como observamos na boa aceitação de produtos como o BYD Dolphin Mini, o Inster pode se tornar um candidato ao mercado brasileiro caso a estratégia se mostre viável para a Hyundai por aqui.
Com o lançamento iminente, a expectativa é alta para ver como o Inster se posicionará no cenário global de veículos elétricos. Além da Coreia do Sul, alguns países europeus também vão receber a novidade.
Creta elétrico
A Hyundai confirmou que introduzirá o Creta com propulsão 100% elétrica no mercado indiano em janeiro de 2025. A informação foi divulgada pela revista Autocar India, citando sua participação em uma recente coletiva de imprensa com Tarun Garg, CEO da fabricante no mercado local.
Atualmente, o “Creta EV”, como está sendo chamado, está sendo amplamente testado pela Hyundai não apenas na Índia, mas também em outros mercados asiáticos.
Ao menos na Índia, o Creta elétrico será fabricado na planta da Hyundai em Chennai, dividindo a linha de produção com o Creta a combustão.
O SUV elétrico compartilhará muitos componentes com o Creta convencional, ajudando a manter os custos sob controle. No entanto, o Creta EV terá identidade visual única com leves ajustes de estilo.
O primeiro elétrico de alto volume a ser comercializado pela Hyundai India compartilhará seu motor elétrico com a versão de entrada do Kona Electric disponível no exterior, o qual também está confirmado para o Brasil.
O motor em questão entrega cerca de 138 cv e pouco mais de 25 kgfm de torque. Ao que tudo indica, o propulsor será alimentado por uma bateria de 45 kWh.
Entre as diferenças de estilo, o Creta EV deverá contar com uma grade dianteira fechada e para-choques dianteiro e traseiro ligeiramente diferentes.
As rodas de liga leve terão design aerodinâmico e, por dentro, o volante será próprio para a opção elétrica, bem como o console central. O Creta elétrico terá o seletor de marcha localizado na coluna de direção no lado direito, assim como ocorre no Kona Electric e no Ioniq 5.
Assim como o Inster, o futuro Creta elétrico também é um modelo que reúne diversas condições para chegar ao Brasil. A BYD, conforme noticiamos aqui no Guru dos Carros, prepara sua entrada no segmento de SUVs compactos elétricos com o Yuan Up, modelo de porte equivalente ao do Hyundai Creta. Vamos acompanhar de perto!
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok