Stellantis declara “morte do cromado” em seus futuros modelos
Declaração foi dada pelo chefe de design da empresa durante entrevista e está ligada à questões ambientais
César Tizo - junho 19, 2024
A Stellantis, empresa responsável por marcas como Dodge, Jeep e Chrysler, anunciou uma política oficial de design que estabelece a “morte do cromado” em seus futuros modelos.
Essa decisão está em linha com as preocupações ambientais e as mudanças nas preferências do mercado, especialmente com a produção de cromo se tornando cada vez mais restrita em locais como a Califórnia.
O processo de obtenção da substância envolve o uso de cromo hexavalente, um composto carcinogênico tóxico que apresenta riscos significativos para os trabalhadores e o meio ambiente, levando reguladores da Califórnia a considerarem a proibição de seu uso.
Ralph Gilles, chefe de design da Stellantis, destacou que as preferências dos consumidores também estão mudando, com muitos optando por eliminar peças brilhantes e polidas, adotando componentes escurecidos. “Às vezes, as pessoas convertem seus carros pessoalmente para ‘pacotes blackout‘”, disse Gilles em entrevista à CNN norte-americana.
Em resposta a essas tendências, Stellantis está substituindo o cromo por acabamentos escurecidos, aço inoxidável polido e acetinado, além de várias outras texturas. Essa mudança é significativa em relação ao design predominante no meio do século 20, quando peças brilhantes eram um elemento dominante nos carros americanos.
Outros fabricantes, como a General Motors e a Volkswagen, também estão seguindo essa tendência. A GM, por exemplo, está reduzindo o uso de cromo em acabamentos como Activ e RS na gama Chevrolet, além da opção ST no portfólio da Buick, além das configurações Sport/V-Series na Cadillac, e AT4 na gama GMC. No entanto, a GM continua a oferecer acabamentos cromados em algumas versões específicas como a High Country na linha de picapes Chevrolet, Denali na GMC e Platinum nos modelos da Cadillac.
A mudança para longe de itens cromados é impulsionada pela necessidade de soluções de design mais seguras e sustentáveis, ao mesmo tempo em que se mantém o apelo estético. Explorando alternativas e novos acabamentos, as montadoras buscam atender tanto às exigências ambientais quanto às expectativas dos consumidores.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok