BYD envia primeira turma de brasileiros da fábrica de Camaçari para treinamento na China
Grupo passará três meses na sede da empresa em Shenzhen para trocar experiências e aprimorar conhecimentos
César Tizo - junho 21, 2024
A BYD iniciou um intercâmbio inédito, enviando um grupo de brasileiros da fábrica de Camaçari, na Bahia, para um treinamento de três meses na sede da empresa em Shenzhen, na China. A equipe, composta por especialistas, engenheiros e líderes das áreas de qualidade, processos, planejamento, logística e armazenamento, terá a oportunidade de conhecer de perto toda a cadeia de produção dos automóveis desenvolvida pela matriz.
“O treinamento possibilitará uma troca de conhecimentos essencial. Estamos construindo na Bahia uma estrutura moderna, espelhando a tecnologia de nossa matriz na China. Já temos colaboradores chineses aprendendo conosco aqui e agora é a vez dos brasileiros irem para a China para entender profundamente como os projetos são desenvolvidos lá. Nosso objetivo é transformar a Bahia em um hub de exportação”, explica Alexandre Barbosa, diretor técnico da BYD Auto Camaçari.
A equipe de 14 profissionais inclui 12 baianos, um piauiense e um paulista, todos contratados no início do ano para a unidade da BYD em Camaçari, onde está sendo construída a maior fábrica da BYD fora da Ásia. Entre eles, a engenheira de qualidade Sheina Tura, natural de Irecê, na Bahia, destaca-se como a única mulher do grupo. Com vasta experiência em processos de qualidade na fabricação de automóveis, Sheina será uma das responsáveis pela análise e diagnóstico das peças na nova fábrica.
“Conhecer detalhadamente o produto BYD ajudará a entender o processo e a identificar possíveis problemas antes mesmo que aconteçam”, explicou Sheina, destacando a oportunidade de adquirir conhecimentos valiosos que serão replicados na Bahia.
Outro participante é o engenheiro baiano Fernando Hage, que anteriormente fazia parte da equipe de monotrilhos da BYD Brasil e foi transferido para a BYD Auto Camaçari. Especialista em planejamento, Hage espera estreitar os laços com a liderança chinesa e contribuir de maneira assertiva para a construção da nova fábrica de automóveis na Bahia.
A fábrica de Camaçari, cujas obras começaram em março, já emprega quase 500 pessoas, com previsão de gerar 10 mil postos de trabalho diretos e indiretos. Atualmente, há cerca de 100 vagas abertas para diversos cargos, como analista de embalagens, engenheiro de processos e tradutor mandarim-português.
O complexo da BYD na Bahia terá 4,6 milhões de metros quadrados e engloba 26 novas instalações na primeira fase de obras, com um investimento inicial de R$ 5,5 bilhões, 83% a mais do que o previsto inicialmente. A produção dos primeiros veículos na Bahia está prevista para começar no fim de 2024, com uma capacidade instalada de 150 mil veículos ao ano na primeira fase, podendo chegar a 300 mil veículos em uma segunda etapa.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok