Bajaj inaugura no Brasil sua primeira fábrica de motocicletas fora da Índia
Planta localizada em Manaus (AM) já produz os modelos Dominar 400, Dominar 200 e Dominar 160
César Tizo - junho 25, 2024
A Bajaj do Brasil oficializou nesta terça-feira (25) a inauguração de sua fábrica de motocicletas em Manaus (AM). Esta é a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia e conta com equipamentos de alta tecnologia e estrutura necessária para permitir o crescimento consistente da empresa no mercado brasileiro nos próximos anos.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do Diretor Executivo da Bajaj Auto Limited, Rakesh Sharma; do governador do Estado do Amazonas, Wilson Miranda Lima; do Secretário Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Laurimar Wagno de Oliveira; do superintendente da Suframa, Luiz Frederico Oliveira de Aguiar; do diretor executivo da Abraciclo, Sérgio Oliveira, além de jornalistas, representantes das concessionárias e parceiros da marca.
“A inauguração desta fábrica é uma grande alegria para todos da Bajaj Auto Limited e representa a concretização da nossa estratégia, que sempre esteve baseada em uma visão de longo prazo para o mercado brasileiro devido ao seu tamanho e complexidade. Nossos times do Brasil e da Índia têm trabalhado em total sinergia para entendermos o consumidor local e desenvolvermos produtos que atendam cada vez melhor às suas demandas”, disse Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited.
O executivo reforçou que a parceria estratégica com a Dafra foi essencial para que o time Bajaj pudesse focar na construção da marca e na estruturação da rede de concessionárias no Brasil, que atualmente conta com 21 unidades e ultrapassará a casa de 30 até o fim de 2024.
“Todo o time da Bajaj do Brasil está muito orgulhoso em contribuir para este novo momento da marca no País. Começamos a nossa operação em dezembro de 2022 e ver que hoje, apenas 18 meses depois, já temos 21 concessionárias, comercializamos mais de 7.500 motocicletas e estamos inaugurando a nossa fábrica, é uma realização enorme e um grande indicativo de que estamos no caminho certo. Somos muito gratos à Bajaj Auto Limited por todo o suporte, à nossa rede de concessionários e parceiros pelo foco e dedicação tão fundamentais para a construção da nossa história e, principalmente, aos motociclistas brasileiros pela confiança na nossa marca e em nossos produtos”, declarou Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.
A fábrica já havia iniciado as operações em 6 de junho, quando saiu da linha de produção a primeira Dominar 400, carro-chefe de vendas da marca no Brasil. Inicialmente, a meta é produzir 1.500 unidades por mês a partir de julho, totalizando cerca de 9 mil unidades produzidas em 2024. Este volume, somado às quase 3 mil unidades já fabricadas em parceria com a Dafra, permitirá à Bajaj do Brasil atingir a meta de 12 mil unidades no ano, o que significa triplicar o volume de 2023.
Para 2025, com a fábrica operando na capacidade total, o objetivo é chegar a 20 mil unidades produzidas. A planta opera em regime CKD (Completely Knocked Down), realizando os processos de preparação de kit, montagem de motor, montagem da motocicleta, controle de qualidade, embalagem e expedição. Já estão sendo montados os modelos Dominar 400, Dominar 200 e Dominar 160.
Atualmente, atuam na unidade mais de 150 pessoas, entre funcionários diretos e indiretos, mas está previsto um crescimento gradual da equipe. A Bajaj planeja fechar o primeiro semestre de 2024 com 3.600 motocicletas vendidas, o que representa 46% de crescimento em relação ao semestre passado e 143% de aumento em relação ao primeiro semestre de 2023.
“Com a nossa fábrica em operação e a rede em ritmo acelerado de expansão, direcionaremos nosso foco para a expansão da linha de produtos Bajaj disponíveis no Brasil, buscando atender os diferentes perfis e tipos de uso da motocicleta pelos motociclistas brasileiros de todas as regiões”, complementou Waldyr Ferreira.
Bajaj no Brasil
Enquanto em outros países da América do Sul a Bajaj opera por meio de importadores e distribuidores, no Brasil a marca estreou com uma subsidiária própria, em dezembro de 2022.
Atualmente, os 3 modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro, a Dominar 160, a Dominar 200 e a Dominar 400, já são montados em Manaus. Desde o início das vendas no mercado brasileiro, já foram comercializadas mais de 7.500 unidades dos modelos Bajaj e a meta para 2024 é triplicar o volume de 2023, superando as 12.000 motos.
Até o fim de 2024, a marca planeja também triplicar sua rede de concessionárias. Hoje, são 21 endereços, localizados em diversas cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador, com novas lojas previstas para Mossoró, Fortaleza, Vitória, Juiz de Fora, Campo Grande, Goiânia, Porto Alegre e mais.
Bajaj no mundo
Com mais de 40 empresas em seu portfólio e 36 mil funcionários, a Bajaj Auto Limited é uma companhia global. A marca, de origem indiana, é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, com faturamento de US$ 4,13 bilhões no último ano fiscal. Na Índia, suas fábricas têm capacidade produtiva de cerca de 7 milhões de unidades por ano. A marca é líder de vendas em 17 dos 79 mercados para os quais exporta motocicletas.
A Bajaj Auto Limited possui um moderno Centro de Pesquisa e Desenvolvimento na Índia, com mais de 1.500 engenheiros dedicados ao desenvolvimento de novos produtos, o que a coloca na lista da Forbes como uma das 100 companhias mais inovadoras do planeta. A Bajaj também é conhecida por seus veículos de três rodas e pelo pequeno automóvel Qute, utilizado por taxistas no exterior.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok