Compass, Tiggo 7, Corolla Cross… Qual é o melhor SUV intermediário atualmente?
Leitor busca um modelo dentro do segmento e pediu nossa análise
César Tizo - julho 2, 2024
Estou na dúvida entre um modelo zero da CAOA Chery (Tiggo), Hyundai (ix35), Jeep (Compass), Toyota (Corolla Cross), Chevrolet (Tracker) e Volks (Taos). Qual lhe parece a melhor compra? – pergunta enviada por Hamilton
Hamilton, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Atualmente, levando em conta os representantes no segmento de SUVs intermediários, o CAOA Chery Tiggo 7 me parece a melhor compra.
Tomando como base os modelos mais vendidos na categoria, no caso o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross, atualmente o SUV da marca norte-americana parte de R$ 179.990 na opção de entrada Sport trazendo apenas os itens essenciais de conforto, segurança e conectividade. Movido pelo motor 1.3 GSE, o Jeep alcança 185 cv, 27,5 kgfm de torque e conta com transmissão automática de 6 marchas.
O Toyota Corolla Cross, por sua vez, está alinhado com o rival da Jeep e parte de R$ 178.590 ao público em geral na versão XRE (2.0 flex com175 cv e 20,9 kgfm). Por esse preço, o SUV oferece alguns assistentes de condução, como o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, entre outros.
Quando olhamos para o portfólio da CAOA Chery, encontramos hoje o Tiggo 7 Pro Max Drive com preço mais acessível (R$ 169.990) em relação aos concorrentes e diversas vantagens do ponto de vista técnico e no nível de equipamentos de série.
O Tiggo 7 Pro Max Drive tem como única restrição o fato de aceitar apenas gasolina enquanto seus rivais são flex, porém seu motor 1.6 turbo com injeção direta oferece mais potência (187 cv) e torque (28 kgfm), sendo que, graças à ajuda do câmbio de dupla embreagem com 7 marchas, ele oferece acelerações e retomadas velozes.
O pacote Max Drive reúne os principais assistentes de condução e equipa o Tiggo 7 Pro com monitoramento de pontos cegos, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, farol alto automático, entre outros.
Além disso, do ponto de vista estrutural, vale salientar diferenciais técnicos do modelo como a suspensão independente nas quatro rodas com layout multibraço traseiro. O Corolla Cross, por exemplo, ainda traz o prosaico sistema de eixo de torção traseiro, enquanto o Jeep Compass ao menos conta com suspensão McPherson nas quatro rodas.
O Tiggo 7 Pro oferece ainda cabine mais espaçosa para seus 5 ocupantes e o porta-malas do SUV (475 litros) supera o dos concorrentes citados até aqui.
Sobre os demais modelos elencados na pergunta, o VW Taos fica devendo em custo/benefício uma vez que atualmente parte de R$ 186.990, enquanto o Chevrolet Tracker, por ser um SUV compacto, portanto em uma categoria abaixo, conta com espaço interno e porta-malas menores. Em relação ao Tucson, ele ainda precisa ser relançado no mercado dentro da nova estratégia da produtos da Hyundai Motor Brasil.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok