Royal Enfield vai entrar no segmento de motos elétricas em 2025
Patentes emergem na Índia e antecipam detalhes sobre a iniciativa da marca
César Tizo - julho 10, 2024
Cada vez mais fabricantes de motocicletas passam a olhar com atenção para a propulsão elétrica, de olho em um segmento em expansão. Agora, a Royal Enfield está pronta para entrar na disputa. Imagens de patentes recém-descobertas na Índia revelam o design completo da primeira moto elétrica da marca, apresentando alguns elementos bastante interessantes e peculiares.
À primeira vista, a moto elétrica da Royal Enfield parece adotar a forma clássica de uma bobber, com uma dianteira inclinada, assento solo côncavo e para-lama traseiro exposto. Embora pareça ser um modelo monoposto, a presença de um protetor de saree indica que poderá existir alguma configuração para passageiro.
O design do chassi desta Royal Enfield é totalmente único, destacando-se por dois aspectos principais. A estrutura que envolve a região do “tanque de combustível” é algo peculiar considerando a proposta do modelo. Outro elemento distintivo é o uso de um garfo de suspensão girder, semelhante ao das motocicletas de quase um século atrás.
Pode-se observar que o conjunto de baterias é utilizado como um membro integrado ao chassi. Não há unidade de motor separada visível, indicando que a Royal Enfield integrou tanto a carcaça da bateria quanto o alojamento do motor em um único elemento. Isso é semelhante ao que a subsidiária elétrica da Harley-Davidson, a LiveWire, fez com seus modelos S2. O sistema de transmissão por correia está localizado no lado direito da moto, e ela possui freios a disco nas duas rodas.
O braço oscilante reforçado parece ser uma unidade de alumínio fundido e, embora aparentemente não haja suspensão traseira, uma observação mais detalhada revela um monoshock que se conecta ao elemento superior do braço oscilante.
Com o registro desta patente de design, o lançamento da moto elétrica da Royal Enfield parece estar próximo, e é possível que o primeiro modelo da plataforma L seja apresentado em 2025.
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