GM destina R$ 1,2 bilhão para atualizar Onix, Onix Plus e lançar compacto inédito em 2026
Montante está englobado no total de R$ 7 bilhões que a empresa investirá no Brasil até 2028; saiba mais
César Tizo - julho 11, 2024
A General Motors América do Sul anunciou nesta quinta-feira (11) que destinará R$ 1,2 bilhão para seu complexo industrial de Gravataí (RS). Este investimento faz parte da primeira fase de um pacote de R$ 7 bilhões, que será aplicado entre 2024 e 2028, conforme revelado em janeiro deste ano. A quantia direcionada para a fábrica gaúcha viabilizará, como principal destaque, a produção de um novo veículo Chevrolet em um segmento inexplorado pela marca no Brasil, detalha a empresa em comunicado.
O presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, destacou a importância estratégica de Gravataí na escolha para a produção do novo modelo, que será lançado em 2026 no Brasil e posteriormente exportado para outros países da região. “A escolha de Gravataí é estratégica por ser uma fábrica preparada para a produção em alto volume e reforça o nosso compromisso com o Estado do Rio Grande do Sul”, afirmou Chamorro. Além do novo veículo, os investimentos beneficiarão os modelos Onix e Onix Plus já produzidos no local, que deverão estrear aprimoramentos em 2025.
Ainda sem entrar em detalhes, a GM antecipa que o novo modelo “promete atender a uma crescente demanda por estilo, eficiência energética e tecnologia, mantendo a confiabilidade e prestígio da marca Chevrolet“. A GM planeja utilizar sua rede de concessionárias e a plataforma OnStar, que oferece serviços de segurança, emergência e conectividade, para promover o novo carro.
Este ciclo de investimentos também celebra o início das comemorações do centenário da GM no Brasil, que ocorrerá em 2025. A empresa pretende renovar completamente seu portfólio de veículos, desenvolvendo tecnologias inovadoras e adaptadas ao mercado local, além de criar novos negócios.
O que esperar?
Como analisamos recentemente aqui no Guru dos Carros, a aposta é que este futuro compacto da GM posicione a marca Chevrolet na categoria de crossovers, em uma segmentação de mercado abaixo do Tracker. Tal produto será um rival para Fiat Pulse, Renault Kardian, VW Nivus, entre outros.
É fato que o segmento está ganhando cada vez mais atenção das principais fabricantes globais, especialmente devido à precificação mais atrativa em relação aos SUVs, o que abre portas para mais consumidores que desejam um automóvel com apelo visual robusto ou um carro menor e mais prático para o uso cotidiano, preservando a maior altura em relação ao solo.
Por ser produzido na mesma fábrica do Onix e do Onix Plus, o inédito crossover da GM deverá compartilhar com os dois modelos desde a plataforma até os conjuntos mecânicos e itens de acabamento, adicionando competitividade e favorecendo a viabilidade técnica do projeto.
Ainda de acordo com informações de bastidores, é provável que os propulsores 1.0 e 1.2 turbo produzidos pela GM no Brasil ganhem injeção direta como forma de otimizar a eficiência. A evolução deverá ser apresentada ao longo do próximo ano, em conjunto com o facelift para a dupla Onix e Onix Plus, beneficiando, naturalmente, o futuro crossover a partir de 2026. Também está nos planos da GM investir na propulsão híbrida como forma de eletrificação mais adequada ao mercado brasileiro.
Complexo de Gravataí
A fábrica da GM em Gravataí, inaugurada em 20 de julho de 2000, já produziu mais de 4,7 milhões de unidades. Primeira planta da GM no Brasil fora do estado de São Paulo, a unidade produtiva introduziu globalmente o conceito de condomínio industrial, otimizando o processo produtivo ao reunir fornecedores estratégicos no mesmo local.
A fábrica se destaca também por suas práticas sustentáveis, sendo a primeira a conquistar a certificação Zero Aterro, que exige que todos os materiais sejam reciclados, reaproveitados ou coprocessados. A fábrica possui certificações ISO 9.001, ISO 14.001 e ISO 50.001, atestando seu compromisso ambiental.
Além disso, a unidade foi premiada com o Energy Star Challenge for Industry Recognition pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, reconhecimento dado às empresas que reduzem significativamente seu consumo energético e se destacam na utilização de recursos naturais.
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