Elétrico acessível da Stellantis já está em testes no Brasil
Leapmotor T03 foi flagrado circulando em Betim (MG), cidade que abriga o principal centro de desenvolvimento da Stellantis no Brasil
César Tizo - julho 14, 2024
A semana vai chegando ao fim com um flagra importante divulgado pelo Mentiras Automotivas no Instagram. Um seguidor enviou ao perfil fotos do Leapmotor T03 já circulando em testes no Brasil. O fato deixa claro que a Stellantis não deverá demorar para disponibilizar o compacto elétrico por aqui.
Conforme noticiamos em maio deste ano, a formação da Leapmotor International B.V., joint venture entre a Stellantis e a Leapmotor, vai permitir que a gigante global utilize os modelos desenvolvidos pela startup chinesa em mercados fora da potência asiática. A Stellantis, inclusive, confirmou na época do anúncio da Leapmotor International que o Leapmotor T03 e o Leapmotor C10 estão confirmados para o Brasil e Chile.
Durante a apresentação da joint venture, o Leapmotor T03 foi anunciado como “um carro urbano compacto de cinco portas do segmento A [subcompacto] com espaço interno de segmento B [hatch compacto] e proporciona experiência de direção prazerosa, com autonomia de acordo com o ciclo WLTP para 265 km. Logo, podemos esperar por um rival para BYD Dolphin Mini, JAC E-JS1 e Renault Kwid E-Tech aqui no Brasil, provavelmente atuando na faixa de R$ 100 mil. Na China, a Leapmotor tem como proposta oferecer “preços competitivos”.
Leapmotor T03
Em seu site comercial, a Leapmotor anuncia como diferenciais do T03 a carroceria construída com 68% de aços de alta resistência e partes da carroceria com aços conformados a quente para aprimorar a segurança e o comportamento dinâmico do hatch. Dependendo da versão, o modelo pode ser equipado com alguns assistentes de condução, entre eles o controle adaptativo de cruzeiro e o assistente de permanência em faixa. O compacto também pode ser encontrado na China com motores de 70 kW (95 cv) ou 80 kW (108 cv).
Leapmotor T03
Nos resta saber qual estratégia a Stellantis vai adotar para oferecer os modelos da Leapmotor aqui no Brasil. A possibilidade mais rápida e menos onerosa seria adicionar os veículos ao portfólio de alguma de suas marcas no Brasil, tais como Fiat, Peugeot ou Citroën, trocando apenas os logotipos e alguns itens de acabamento. Outro caminho seria lançar a Leapmotor de maneira independente por aqui, algo certamente mais custoso.
Além do T03, o SUV de maior porte Leapmotor C10 também está confirmado para o Brasil. O veículo em questão tem apelo familiar e autonomia para 420 km de acordo com o ciclo WLTP. Sua estreia local deverá ocorrer em uma etapa posterior ao lançamento do T03. Vamos acompanhar de perto!