Prestes a completar 10 anos de mercado, Jeep Renegade alcança 500 mil unidades vendidas no Brasil
Modelo foi o responsável por inaugurar, em 2015, a atual fábrica da Stellantis em Goiana (PE)
César Tizo - julho 15, 2024
Neste mês, a Jeep celebra seu 83º aniversário e um marco significativo: a venda de 500 mil unidades do Renegade no Brasil. Lançado em 2015, o Renegade foi o primeiro modelo da marca fabricado no Polo Automotivo de Goiana (PE) e está em vias de completar 10 anos no mercado brasileiro.
Até hoje, o Renegade segue sendo o único representante em seu segmento com versões combinando motorização turbo flex com o sistema de tração integral. Inclusive, para fazer jus ao legado da marca no quesito off-road e ganhar o selo Trail Rated presente na versão Trailhawk, o Renegade precisou cumprir alguns padrões da fabricante envolvendo capacidade de tração, manobrabilidade, articulação, distância do solo e submersão.
Jeep Renegade na versão Trailhawk
Atualmente, o SUV compacto é oferecido apenas com o propulsor 1.3 GSE, que se destaca pelos maiores números de potência e torque na categoria, com até 185 cv e 27,5 kgfm. Produzido em Pernambuco, o Renegade é exportado para 14 países da América Latina, incluindo México, Argentina, Peru, Uruguai, Colômbia, Costa Rica, Panamá, Guatemala e Paraguai.
Jeep CJ5 1980 na edição especial Renegade: uma das origens para o nome do SUV compacto atual
Mercado e futuro do SUV
O Jeep Renegade alcançou o posto de SUV mais vendido no Brasil pela última vez em 2022, quando somou 73.913 unidades emplacadas, ficando à frente do primo Compass, que foi a escolha de 70.906 consumidores naquele ano.
A chegada de novos concorrentes, como o Volkswagen T-Cross em 2019, e as atualizações de rivais importantes no segmento, tais como o Hyundai Creta e o Chevrolet Tracker, resultaram em uma diminuição natural da procura pelo Renegade ao longo dos anos.
Jeep Renegade na versão Série S: alternativa ao Trailhawk preservando sistema de tração integral
No primeiro semestre de 2024, por exemplo, o Jeep Renegade somou 23.492 unidades comercializadas, ficando bem distante do líder VW T-Cross (31.519 emplacamentos no período), bem como do Hyundai Creta (30.531) e do Chevrolet Tracker (28.865).
Como já confirmado pela Jeep neste ano, a próxima geração do Renegade está prevista para ser lançada na América do Norte entre 2026 e 2027. Certamente, com a evolução total a caminho, o Jeep Renegade voltará a receber mais atenção por parte dos consumidores aqui no Brasil, recuperando sua participação de mercado. A estreia da segunda geração do SUV em nosso país deverá ocorrer em linha com o calendário previsto para a América do Norte. Vamos acompanhar de perto!
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok