Novo Audi A5 inaugura plataforma moderna, motores mais eficientes e substitui o A4
Sedã e station wagon da gama A4 abrem lugar para a família A5 na nova estratégia da Audi
César Tizo - julho 16, 2024
A Audi revelou nesta terça-feira (16) a nova geração da gama A5, que agora passa a ocupar um posto central no portfólio da marca. O modelo substitui a linha A4, seguindo uma reestruturação da Audi em sua estratégia de nomenclatura. A partir de agora, números ímpares serão destinados a modelos com motores a combustão, enquanto números pares identificarão os veículos elétricos. Com isso, além de substituir o A4 Sedan e o A4 Avant, a gama A5 atualizada também assume o lugar do A5 Sportback.
O A5 adota um design mais atraente, com detalhes mais arrojados e proporções aprimoradas. O antigo A4 foi amplamente criticado por seu visual pouco inspirador em comparação com o BMW Série 3 e o Mercedes-Benz Classe C, o que levou os designers da Audi a se esforçarem mais. Destaques incluem faróis LED mais nítidos, lanternas com iluminação do tipo OLED, para-lamas mais largos, grade mais fina e entradas de ar maiores no para-choque, todos reminiscências dos modelos Audi Sport de alta gama.
Nova plataforma PPC
O novo Audi A5 é o primeiro modelo da marca a utilizar a nova plataforma PPC (Premium Platform Combustion), uma versão atualizada da plataforma MLB Evo (Modular Longitudinal Matrix). O modelo é mais longo e largo em comparação com seu antecessor, com um acréscimo de 68 mm na distância entre-eixos, resultando em uma dimensão total de 2.900 mm nesse atributo.
O interior foi completamente reformulado, apresentando um design moderno e mais recursos de série, posicionando o novo A5 de maneira mais profunda no segmento premium. O display panorâmico curvo inclui um painel de instrumentos de 11,9 polegadas e uma tela sensível ao toque de 14,5 polegadas para o sistema de infoentretenimento Audi MMI, combinados com um head-up display aprimorado e uma tela opcional de 10,9 polegadas para o passageiro dianteiro. A Audi afirma que a cabine está mais espaçosa se comparada com o A4, oferecendo nível de conforto superior.
Audi A5 Sedan
Motorização
A linha de motorização do A5 começa com um motor a gasolina 2.0 TFSI de quatro cilindros não eletrificado, apresentando um turbocompressor com geometria variável (VTG) e um processo de combustão modificado para maior eficiência. Este motor está disponível com duas calibrações: 150 cv na versão do A5 com tração dianteira ou 204 cv para o A5 com sistema de tração integral quattro.
A segunda opção é um motor turbodiesel TDI de 2 litros atualizado, com o novo sistema híbrido-leve MHEV plus de 48 volts. Este propulsor entrega 204 cv e 40,7 kgfm de torque, enquanto o motor/gerador elétrico contribui com até 24 cv, ajudando a reduzir as emissões. O TDI híbrido leve é acoplado a uma transmissão de dupla embreagem, oferecendo tração dianteira ou integral (quattro).
Audi A5 Sedan
Os mais potentes Audi S5 Sedan e S5 Avant são equipados com motor 3.0 V6 TFSI turbo atualizado, também adicionando a tecnologia MHEV plus. Este motor produz 367 cv, 14 cv a mais em comparação com o V6 encontrado nos modelos S4 e S5 anteriores. A potência é transmitida para as quatro rodas por meio da transmissão de dupla embreagem S tronic, complementada pelo diferencial esportivo quattro com vetorização de torque.
A Audi afirma que a suspensão e o sistema de direção reformulados resultam em uma condução “mais precisa” e “amplamente neutra”. Para quem deseja mais, a suspensão adaptativa opcional oferece um espectro amplo entre conforto e esportividade.
A nova família Audi A5 e S5 estará disponível para encomenda na Europa ainda neste mês, com as primeiras entregas previstas para novembro. Ainda não há previsão de chegada dos modelos ao Brasil.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok