Desvendando o Tiggo 7 Pro: câmbio de dupla embreagem e gasolina ideal
Leitor está considerando a aquisição do SUV, mas ainda tem alguns questionamentos para esclarecer; confira análise
César Tizo - julho 23, 2024
Olá, estou analisando a compra do Tiggo 7 e minha dúvida entre o Tiggo 7 Pro Max Drive e o Hybrid diz respeito a duas coisas: 1º o câmbio de dupla embreagem é realmente diferente dos antigos câmbios da Ford? 2º o fato do Pro Max Drive não ser flex e ser injeção direta necessita o uso de gasolina podium? – pergunta enviada por Isaac
Isaac, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Começando pelo tipo de câmbio, existe uma diferença crucial na transmissão de dupla embreagem aplicada no CAOA Chery Tiggo 7 Pro Max Drive em relação à antiga caixa PowerShift utilizada pela Ford.
O SUV da CAOA Chery adota uma transmissão de dupla embreagem banhada a óleo, o que torna o conjunto muito mais robusto e durável. O grande problema envolvendo a caixa PowerShift é que o seu projeto contemplava a adoção de um cárter seco, o que acabou sendo a fonte de seus principais defeitos.
É fato que a transmissão de dupla embreagem, tal como empregada no Tiggo 7 Pro Max Drive, oferece trocas muito mais rápidas, tornando-se uma importante aliada para otimizar a eficiência do veículo, aprimorando o desempenho e auxiliando na economia de combustível.
Gasolina
Avançando para o segundo questionamento, o fato do motor 1.6 turbo com injeção direta aceitar somente gasolina não implica na necessidade de usar combustíveis especiais com maior octanagem, como é o caso da gasolina Podium.
O que é fundamental em um carro com injeção direta é sempre abastecer o veículo em postos de confiança e com combustíveis de procedência. Aliás, isso é algo válido para qualquer automóvel, seja ele com injeção indireta convencional, flex, entre outros.
Por se tratar de uma tecnologia mais sofisticada, combustíveis adulterados podem acarretar problemas significativos envolvendo a bomba de alta pressão, entre outros componentes do sistema de injeção direta. Logo, não importa se você vai utilizar gasolina comum, aditivada ou superior, o que realmente vale é a procedência do combustível.
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