SUV para PcD: Jeep Renegade, VW T-Cross ou Nissan Kicks?
Leitor vai realizar a compra com isenção e pediu nossa análise para definir a melhor opção entre três SUVs compactos
César Tizo - julho 24, 2024
Dúvidas referente a qual carro PCD comprar, entre Jeep Renegade, VW T-Cross e Nissan Kicks? – pergunta enviada por Geraldo
Geraldo, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Em linhas gerais, ao considerarmos as versões destinadas à compra PCD dos três modelos, o Jeep Renegade é o que oferece o conjunto mais completo.
O modelo produzido em Goiana (PE) sai na frente de seus rivais ao analisarmos os critérios técnicos, por exemplo.
Apenas no Jeep Renegade encontramos a suspensão independente nas quatro rodas e a conveniência do freio de estacionamento com acionamento elétrico.
Jeep Renegade 1.3 Turbo
Além disso, o Jeep tem freio a disco nas quatro rodas, solução também presente no VW T-Cross. No caso do Nissan Kicks, além da suspensão traseira ser do tipo semi-independente (como no T-Cross), ele utiliza freio traseiro a tambor.
Para quem deseja uma condução mais envolvente, o motor 1.3 turbo com injeção direta (185 cv/27,5 kgfm) garante ao Jeep Renegade uma competente aceleração de 0 a 100 km/h em até 8,7 segundos, apesar de cobrar a conta no consumo, com médias oficiais de 10,9 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada com gasolina.
Do ponto de vista do conjunto propulsor, o VW T-Cross Sense mostra-se mais equilibrado, com seu 1.0 TSI (128 cv/20,4 kgfm) acelerando o SUV até 100 km/h em 10,1 segundos e o permitindo alcançar médias com gasolina de 11,9 km/l no uso urbano e 14,3 km/l em percurso rodoviário.
VW T-Cross Sense
O Nissan Kicks, por sua vez, apela para a racionalidade do motor 1.6 16V flex (113 cv/15,3 kgfm), o qual confere desempenho apenas razoável ao SUV (a fabricante não divulga os dados de performance), sem resultar em ganhos significativos na economia de combustível, uma vez que suas médias (11,4 e 13,8 km/l com gasolina, respectivamente) são piores que as do VW T-Cross.
Migrando para o custo-benefício, um atributo de destaque do Jeep Renegade é que ele é o único dos três SUVs a sair de fábrica com alguns recursos de assistência à condução, no caso o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência e o assistente de permanência em faixa, itens que podem evitar acidentes graves e devem ser sempre valorizados.
O Renegade também é o único a contar com faróis full-LED e 5 anos de garantia. Completam ainda sua lista de itens de série a central multimídia com tela de 7″, câmera de ré, 6 airbags, rodas de liga leve aro 17″, start/stop para ajudar na redução do consumo urbano, entre outros.
O VW T-Cross Sense, por sua vez, destaca-se pela presença dos 6 airbags, do start/stop e do sensor de estacionamento. O catálogo, ao contrário das demais versões do T-Cross que já migraram para a linha 2025, ainda segue no ano/modelo 2024. Resta saber se o T-Cross Sense 2025, que chegará ao mercado no fim deste ano, contará com reforços na lista de itens de série. Um deles, provavelmente, deverá ser a central multimídia.
O Kicks Active para PCD ao menos é oferecido com central multimídia com tela de 7″, além de 6 airbags, alarme e piloto automático convencional.
Nissan Kicks Active
Portanto, como foi possível constatar até aqui, o Jeep Renegade entrega atualmente uma proposta bem equilibrada para quem deseja um SUV para PCD.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok