Queda nos lucros pode resultar no fim de algumas marcas, alerta CEO da Stellantis
Empresa viu lucros despencarem 48% no primeiro semestre; CEO Carlos Tavares culpou “condições da indústria” e problemas operacionais
César Tizo - julho 26, 2024
A Stellantis, multinacional que administra marcas como Jeep, Fiat, Peugeot e Citroën, anunciou uma queda impressionante de 48% nos lucros líquidos durante os primeiros seis meses de 2024. O CEO da companhia, Carlos Tavares, atribuiu os resultados decepcionantes às condições da indústria automotiva e aos problemas operacionais internos da própria empresa.
Lucros em queda
Os lucros líquidos da Stellantis totalizaram US$ 6,07 bilhões no primeiro semestre de 2024, enquanto a receita ajustada caiu de US$ 6,18 bilhões para US$ 9,22 bilhões, o que resultou em uma queda de 8,5% no preço das ações da fabricante.
Desempenho nos EUA
Carlos Tavares apontou que o baixo desempenho nos Estados Unidos foi um dos principais responsáveis pela queda, com as vendas diminuindo 16% na região, apesar do crescimento geral do mercado automotivo. Tavares foi enfático ao afirmar que marcas que não geram lucro poderão ser descontinuadas. “Se não gerarem lucro, vamos fechá-las“, afirmou Tavares, segundo a Reuters, levando a especulações sobre o futuro de marcas como Lancia, DS e Maserati.
Medidas corretivas
Embora Tavares tenha negado que medidas severas de corte de custos sejam as culpadas pela situação, o executivo tentou adotar uma visão otimista ao destacar os lançamentos de novos produtos. “Enquanto medidas corretivas eram necessárias e estão sendo tomadas para resolver esses problemas, também iniciamos um empolgante ataque de novos produtos, com nada menos que 20 novos veículos sendo lançados este ano“, disse Tavares.
Entre os novos lançamentos que podem melhorar os resultados do próximo semestre estão o Lancia Ypsilon na Europa e a Ram 1500 2025 com a derivação 6 cilindros em linha biturbo do motor Hurricane. A Stellantis também planeja cortes de preços para tornar seus carros, picapes e SUVs mais competitivos, atendendo a pedidos dos concessionários.
Desafios pela frente
Tavares reconheceu que superar os desafios não será fácil. “Temos um trabalho significativo a fazer, especialmente na América do Norte, para maximizar nosso potencial a longo prazo“, concluiu.
Brasil e região
A queda nos lucros da Stellantis e as possíveis desativações de marcas sublinham os desafios enfrentados pelo conglomerado automotivo em um mercado global competitivo. Aqui no Brasil e região, a Stellantis segue entregando excelentes resultados. No primeiro semestre deste ano, a empresa comercializou mais de 404 mil unidades nos países onde atua na América do Sul, o que resultou em uma participação de mercado na região de expressivos 22,7%.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok