Fabricantes reavaliam estratégia de eletrificação em meio a adoção lenta de carros elétricos
Volvo, por exemplo, recua em sua estratégia de oferecer apenas modelos elétricos a partir da próxima década e seguirá com híbridos
César Tizo - julho 28, 2024
Nos últimos anos, a indústria automotiva global tem se preparado para uma transição massiva para veículos totalmente elétricos (EVs), com empresas como Ford e Volvo liderando o movimento. Contudo, a aceitação dos consumidores não está acompanhando as expectativas, levando fabricantes a reavaliar suas estratégias.
A Ford, que planejava transformar toda a sua linha de veículos de passageiros na Europa em EVs até 2030, recentemente abandonou essa meta. Marin Gjaja, diretor de operações da Ford Model e, reconheceu que o plano era “ambicioso demais” e destacou que não é viável apostar tudo em uma única direção sem que os consumidores estejam totalmente prontos. “É um destino, e isso está a 10 ou 30 anos de distância? Não acho que ninguém tenha uma bola de cristal boa o suficiente para dizer“, afirmou Gjaja.
O CEO da Ford, Jim Farley, acredita que os consumidores eventualmente adotarão os EVs, embora reconheça que esses veículos “não são para todos“. Enquanto isso, a Ford continuará a produzir e vender híbridos, mantendo uma aposta significativa em sua equipe de desenvolvimento de EVs para criar uma plataforma de baixo custo para futuros modelos.
Ford: elétricos “não são para todos”
De forma semelhante, a Volvo, uma das primeiras montadoras a anunciar planos para uma linha totalmente elétrica até 2030, está reconsiderando sua abordagem. O CEO Jim Rowan reafirmou sua crença na propulsão elétrica, mas admitiu que “poderá levar tempo para conectar diferentes partes do mundo à eletrificação total“.
Rowan destacou que os híbridos podem servir como uma “ponte sólida” enquanto os mercados adotam os EVs em diferentes ritmos. “Nossos híbridos plug-in e híbridos-leves continuam muito fortes e populares entre nossos clientes, e continuaremos a investir nessa linha“, explicou. Isso ocorre em meio a uma queda de 74% nas vendas de EVs da Volvo nos EUA no primeiro semestre de 2024, embora as vendas tenham permanecido fortes na Europa (+80%) e em outros mercados (+49%).
Apesar desses ajustes, a Volvo ainda registrou um aumento de 53% nas vendas globais de veículos totalmente elétricos na primeira metade de 2024, com EVs representando 26% de suas vendas no último mês. No entanto, a transição não será linear, conforme destacou o porta-voz da Volvo, Russel Datz.
Volvo: transição rumo aos carros elétricos “não será linear”
Outras montadoras, incluindo GM e Hyundai, também estão adotando estratégias semelhantes, utilizando híbridos como uma etapa intermediária. Enquanto alguns veículos da mídia especializada global sugerem que as vendas de EVs estão “despencando”, o mercado continua a crescer, embora de forma mais lenta do que o esperado. Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), mais de um em cada cinco carros vendidos este ano será elétrico.
Nos Estados Unidos, as vendas de EVs cresceram 11% no segundo trimestre, com um recorde de 330.463 unidades vendidas, representando 8% das novas vendas de veículos. Stephanie Valdez Streaty, diretora de insights da indústria na Cox Automotive, analisa que “as montadoras que entregarem o produto certo pelo preço certo e oferecerem uma excelente experiência ao consumidor liderarão a adoção de EVs“.
A longo prazo, as fabricantes que estão dobrando suas apostas na tecnologia de EVs devem liderar o crescimento do mercado, ainda que o ritmo de adoção seja mais gradual do que inicialmente previsto.
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