Nova geração do Honda City ganha previsão de estreia; saiba mais
Modelo será baseado em uma plataforma inédita e acompanhado de interessantes SUVs
César Tizo - julho 29, 2024
A Honda está desenvolvendo uma nova plataforma global para sua linha de carros pequenos e médios voltados a mercados emergentes, reporta a imprensa especializada indiana. Segundo os colegas, essa arquitetura inédita, chamada PF2, sustentará uma gama de futuros produtos, incluindo sedãs, SUVs, veículos elétricos (EVs) e híbridos.
Fontes indicam que a PF2 suportará tanto motores a combustão interna quanto elétricos, uma vez que a Honda ainda não está convencida da viabilidade de desenvolver uma plataforma dedicada para automóveis movidos a bateria, dado o enfraquecimento da demanda por esses veículos.
Estratégia multienergia
Seguindo uma estratégia multienergia semelhante à da Toyota, a Honda espera recuperar sua competitividade. Tal como no Brasil, as vendas do City também estão em níveis baixos na Índia. O Elevate, SUV compacto que será produzido no Brasil a partir do segundo semestre de 2025 como o novo WR-V, registrou uma boa aceitação na Índia, com média de 4.500 vendas mensais nos primeiros cinco meses, entretanto também perdeu terreno para concorrentes no país asiático, com volumes agora um pouco acima de 2.000 unidades por mês. No entanto, as exportações do Elevate, vendido como WR-V também no Japão, aumentaram significativamente.
Reconsiderando híbridos
Embora a Honda tenha sido pioneira em tecnologia híbrida na Índia, o City híbrido, configuração que poderá ser introduzida no sedã brasileiro, foi precificado fora do alcance do consumidor médio indiano. A decisão da Honda de não oferecer uma versão híbrida do Elevate/WR-V por lá também foi surpreendente, especialmente com a crescente demanda por SUVs híbridos no país. No entanto, a montadora japonesa está reconsiderando essa abordagem e deverá centrar esforços na difusão do conjunto motriz híbrido em mercados emergentes onde atua.
SUV de 7 Lugares para 2027
O primeiro modelo a ser lançado na nova plataforma PF2 será um inédito SUV com três fileiras de assentos, posicionado acima do Elevate/WR-V. O desenvolvimento deste SUV 7 lugares está sendo liderado pelos centros de pesquisa e desenvolvimento da Honda no Japão e na Tailândia, enquanto o início de sua produção deverá começar em outubro de 2027. Trata-se de um projeto que poderia ser aproveitado aqui no Brasil, em especial considerando que a categoria (SUVs 7 lugares acessíveis) pode ganhar força localmente.
Novo Honda City esperado para 2028
A próxima geração do Honda City, está prevista para 2028, reportagem os indianos, e a evolução do modelo será o segundo produto derivado da plataforma PF2. O novo City, de sexta geração, virá com opções de motor a gasolina/térmico naturalmente aspirado e híbrido desde a estreia. Fontes asiáticas indicam que o City terá design “radicalmente novo” em relação ao modelo atual, com produção prevista para começar em maio de 2028 na Índia.
Acima o Honda City atualmente vendido no Brasil
Crossover compacto em 2029
A Honda também está planejando entrar no segmento de crossovers compactos com um produto inserido na plataforma PF2. O lançamento da novidade é esperado para o primeiro semestre de 2029 na Índia. Embora os detalhes ainda sejam escassos, espera-se que modelo gravite nos 4 metros de comprimento. Estamos falando, portanto, de um automóvel com características próximas ao que observamos no Renault Kardian, Fiat Pulse e futuros projetos da GM e Volkswagen. Logo, também é uma iniciativa que pode ser considerada para a subsidiária da Honda no Brasil.
Elétrico acessível
Além do crossover elétrico baseado no Elevate/WR-V que será lançado pela Honda em alguns mercados em 2026, a fabricante tem planos para um segundo EV mais acessível, previsto para o fim de 2029. Este novo modelo será construído na plataforma PF2 e deverá ser um SUV posicionado logo abaixo do veículo derivado do Elevate/WR-V.
Portanto, como foi possível conferir, as futuras iniciativas de projetos da Honda baseadas na arquitetura PF2 devem ser acompanhadas de perto por nós aqui no Brasil, uma vez que, além do sucessor do City, as novidades derivadas da plataforma também podem ganhar vida no Brasil. Vamos ficar de olho!
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok