Ford Maverick Lobo é a “picape de rua” com apelo esportivo; conheça
Nova opção surge na gama Maverick 2025 Inspirado pela era das picapes rebaixadas que durou até o início dos anos 2000 nos EUA
César Tizo - agosto 1, 2024
Após divulgar os primeiros detalhes da linha 2025 da Maverick, a Ford reservou para esta quinta-feira (1º) a apresentação da inédita configuração Lobo para o portfólio da picape. Segundo a fabricante, trata-se da “versão de performance de rua” da Maverick, enquanto a opção Tremor, por exemplo, é voltada para o off-road.
A concepção da Maverick Lobo, explica a Ford, começou quando o designer Josh Blundo observou um modelo de argila da picape e percebeu o potencial do modelo. Ele começou a modificar a caminhonete como se fosse sua: aplicou spoilers, splitter dianteiro e novas rodas. Sua ideia, acrescenta a Ford, inspirou a Tucci Hot Rods a criar um modelo baseado nas ideias de Blundo. Com o projeto elogiado no SEMA 2021, Blundo e sua equipe ganharam sinal verde dentro da Ford e começaram a projetar o que surge agora como a Maverick Lobo.
Ao mesmo tempo, engenheiros como Keith Daugherty começaram a ajustar as molas e a suspensão para a nova opção da picape, testando componentes de outros veículos orientados para performance da Ford para ajudar a criar uma caminhonete com um verdadeiro tempero esportivo.
Engenharia
Segundo a Ford detalha, a Maverick Lobo tem carroceria ligeiramente mais baixa em relação aos demais catálogos da Maverick, no caso meia polegada mais baixa na dianteira e 1,12″ rebaixada na parte traseira. A Maverick Lobo traz sob o capô o motor 2.0 EcoBoost associado ao câmbio automático Quick Shift de 7 marchas e ao sistema de tração integral. Aqui no Brasil, apenas como referência, a Maverick Lariat FX4 com o mesmo propulsor conta com 253 cv.
A Ford detalha que o sistema de direção calibrado especialmente para a Maverick Lobo permite que ela ofereça resposta de um “carro de performance”, nas palavras da fabricante. A configuração tem ainda vetorização de torque efetuada por meio do eixo traseiro com dupla embreagem, além de freios maiores e aprimorados com pinças de freio dianteiras de dois pistões usadas no Focus ST europeu.
A nova versão também adiciona o modo de condução Lobo, que melhora as respostas da picape em curvas e favorece a aderência e a estabilidade, ajudando a minimizar o subesterço. O modo Logo, porém, será destinado apenas para circuitos fechados, uma vez que reduz a intervenção do controle de estabilidade, realça a Ford.
Para garantir que a Maverick Lobo consiga lidar com o esforço maior aplicado sobre o conjunto mecânico durante uma pilotagem mais agressiva, a Ford aprimorou o sistema de arrefecimento da picape, aplicando, por exemplo, o radiador de maior capacidade presente no pacote de reboque 4K para a Maverick 2025, bem como foi acrescentado um radiador específico para o óleo da transmissão.
Ford Maverick Lobo 2025
Design
Em termos de estilo, a Maverick Lobo se destaca pela dianteira própria para a versão, além de para-choques exclusivos e molduras laterais que contrastam com o teto pintado na cor preta. Destaque também para as rodas de liga leve aro 19″ com design diferenciado.
Por dentro, observamos na Maverick Logo costuras na cor Azul Grabber e Lime Elétrico, uma sobreposição inspirada em grafite nos assentos como uma homenagem à cultura de rua, e o nome Lobo embutido nos assentos do motorista e passageiro em preto.
Esta combinação de cores é uma referência às tendências atuais de streetwear, explica a Ford, onde múltiplas cores são frequentemente usadas juntas de uma maneira que traz harmonia sem combinar perfeitamente.
Nos EUA, os pedidos para a Maverick Lobo 2025 começam nesta quinta-feira, com as entregas previstas para ocorrer no início de 2025. Consultamos a Ford para saber se existe intenção da marca em oferecer a Maverick Lobo no Brasil, porém, até o momento, não obtivemos retorno.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok