VW Transporter: sucessor da Kombi estreia sétima geração na Alemanha
Novidade torna-se o primeiro modelo da divisão de veículos comerciais da VW a contar com opções de propulsão turbodiesel, híbrida plug-in e elétrica
César Tizo - agosto 1, 2024
A Volkswagen Veículos Comerciais revelou as primeiras fotos do novo Transporter, inaugurando a sétima geração deste que é o sucessor moderno da Kombi. Segundo a fabricante, a atualização permite à van oferecer mais espaço, maior capacidade de carga, maior capacidade de reboque e também contará com conjuntos mecânicos mais sofisticados e eficientes.
Configurações
O novo Transporter será oferecido em cinco configurações. A primeira delas será a Furgão convencional (compartimento de carga exclusivo para mercadorias), além da Furgão Plus (compartimento de carga com segunda fileira de assentos para transporte combinado de mercadorias e passageiros), Kombi (para transporte de passageiros) e uma opção cabine-chassi com entre-eixos alongado.
Além delas, o novo Transporter também contará com o catálogo Caravelle, que oferece até 9 assentos e é destinada ao transporte executivo de passageiros ou pode operar como um táxi de grande capacidade, entre outras aplicações. As versões Kombi e Furgão, por sua vez, poderão ser encontradas com as opções de teto alto e distância entre-eixos ampliada.
A VW Veículos Comerciais também seguirá com a versão PanAmericana no portfólio do Transporter também agora na nova geração do modelo. Com “proposta cult”, ela terá detalhes exclusivos e busca referência na Kombi clássica, salienta a fabricante, oferecendo também apelo aventureiro.
Propulsão
O novo Transporter fará sua estreia no mercado europeu com uma ampla gama de conjuntos propulsores. Além dos mais recentes motores turbodiesel (TDI), as diferentes versões da van contará com opções híbrida plug-in e totalmente elétrica.
A fase de pré-venda do novo Transporte já está em andamento na Europa com três opções de potência para o propulsor turbodiesel, no caso 110 cv, 150 cv e 170 cv. O sistema de propulsão híbrido plug-in eHybrid terá potência total combinada de 232 cv e já pode ser encomendado pelos consumidores europeu. Já a opção elétrica do Transporter terá três opções de potência (136 cv, 218 cv ou 286 cv) e bateria com capacidade líquida de 64 kWh.
Além disso, haverá uma versão elétrica com potência reduzida e uma bateria menor para transporte urbano de entrega, antecipa a VW. Os modelos TDI e eHybrid contam com tração dianteira. O sistema de tração integral permanente 4Motion está disponível como opção para as versões turbodiesel a partir de 150 cv. Os modelos totalmente elétricos têm tração traseira, enquanto uma versão com as quatro rodas motrizes também está planejada para uma data posterior.
O novo Transporter diesel de 170 cv é equipado com uma caixa de câmbio automática de 8 marchas por padrão, enquanto este mesmo câmbio será um opcional para o Transporter diesel de 150 cv. A transmissão automática é comum para os catálogos híbridos plug-in e elétricos (caixa redutora).
Condução
Segundo a Volkswagen Veículos Comerciais, o novo Transporter preserva como referência para o interior “a característica marcante da Bulli/Kombi que é o painel alto e sem interferências, além da posição elevada do assento e o layout ergonômico de todos os controles“.
A Kombi moderna passa a contar com painel de instrumentos digital de 12 polegadas e central multimídia com tela de 13 polegadas. O volante é do tipo multifuncional, padrão em todas as versões, e a alavanca do freio de estacionamento foi substituída por uma tecla para o acionamento elétrico da função.
Tamanho
O novo Transporter alcança 5.050 mm de comprimento, 146 mm a mais em comparação com o antecessor de sexta geração (T6.1). A distância entre-eixos foi ampliada em 97 mm e totaliza 3.100 mm. Opcionalmente também será oferecida a carroceria com distância entre-eixos estendida em 400 mm, o que eleva o comprimento total do Transporter de sétima geração para 5.450 mm.
Com 2.032 mm, a largura externa do Transporter aumentou 128 mm em comparação com seus antecessores. Graças ao aumento nas dimensões, a Volkswagen Veículos Comerciais destaca que conseguiu aumentar significativamente a capacidade de carga do novo Transporter. O maior volume de armazenamento das versões com distância entre-eixos normal é agora de 5,8 m3. As versões com distância entre-eixos superior e teto alto acomodarão até 9 m3. O Transporter Kombi pode ser equipado com até 6 assentos no compartimento de passageiros e várias divisórias.
A capacidade máxima de carga é de até 1,33 toneladas e a nova geração do Transporter pode rebocar trailers com de até 2,8 toneladas, dependendo da versão da van, enquanto o antecessor suportava implementos de até 2,5 toneladas.
Itens de série
Bem equipado, o Transporter de sétima geração sai de fábrica com faróis e lanternas de LED, chave presencial, sensor de chuva, assistente de permanência em faixa (Lane Assist), alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência e exibição dinâmica de sinais de trânsito, além de todos os itens já citados anteriormente. O furgão agora também está equipado com uma divisória como padrão, enquanto a versão Kombi equipada com janelas traseiras é caracterizada por três assentos individuais na segunda fileira de assentos e um sistema de áudio com 6 alto-falantes.
Vale destacar que a Volkswagen oferece no Brasil o ID. Buzz por assinatura, porém, infelizmente, a vinda do Transporter ao nosso mercado é algo improvável.
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