Mercado anima em julho e marcas comemoram recordes; Strada tem melhor mês desde 2014
Ram, por exemplo, já superou no acumulado até julho todo o seu volume de emplacamentos de 2023, até então o ano recorde da marca no Brasil
César Tizo - agosto 5, 2024
O mercado automotivo brasileiro encerrou julho com ótimas notícias para algumas marcas. De acordo com dados da Fenabrave, até o mês passado o Brasil somou 1.304.262 emplacamentos de automóveis e comerciais leves 0 km, alta de 13,4% em relação ao mesmo período de 2023. Contabilizando todos os segmentos de veículos, tais como motocicletas, caminhões, ônibus, entre outros, a alta nas vendas é de 15,9% de janeiro até julho de 2024 em relação ao mesmo intervalo do ano passado.
Sobre os destaques isolados, a Ford alcançou em julho 4.279 emplacamentos, seu melhor resultado mensal em três anos. Colaborou para o feito a aceitação cada vez maior da Ranger entre as picapes médias, com aumento de 68% na procura no acumulado deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior.
“O Bronco Sport assinalou em julho o recorde histórico de 271 emplacamentos, superando as 257 unidades de outubro passado. No acumulado de 2024, o utilitário esportivo exibe um crescimento de 170%, com o total de 1.336 unidades“, destaca a Ford.
“A Maverick é outro modelo que mostra uma evolução consistente no ano. As 309 unidades emplacadas em julho perdem apenas para o mês anterior, que foi recorde com 323 unidades. No acumulado de 2024, a picape soma 1.747 unidades, um crescimento de 90% comparado ao mesmo período do ano passado“, acrescenta a empresa.
Marcas da Stellantis
Entre as marcas da Stellantis, a Ram já superou até o mês passado o total de vendas acumulado em 2023, ano que havia sido o melhor de sua história no país. No mês de julho, a marca registrou 2.753 picapes vendidas no país e 1,2% de participação no mercado total. Já no acumulado do ano, a Ram comercializou 17.469 picapes, crescimento de 226% em relação ao mesmo período do ano passado e uma participação de 1,3%, considerando o mercado total de veículos de passeio e comerciais leves.
Do volume total emplacado pela Ram em julho, 2.136 unidades foram da Rampage, modelo que é produzido em Goiana (PE) há um ano. Já no segmento full-size, a Ram comercializou em julho 617 unidades somando as vendas da Classic, 1500, 2500 e 3500. “Se considerarmos os sete primeiros meses do ano, as vendas neste segmento de gigantes chegam a 3.959 unidades com uma participação de 77% da Ram“, salienta a marca.
A Fiat, por sua vez, segue líder de mercado e alcançou, em julho, 22,2% de participação levando em conta os segmentos de automóveis e comerciais leves. O grande destaque da marca italiana fica para o volume de emplacamentos da Strada, que totalizou 14.192 unidades. Segundo a Fiat, trata-se do melhor mês para a picape compacta desde setembro de 2014.
As vendas da Fiat Strada em julho representaram um aumento de 87% em relação ao mês de junho, reposicionando a picape como o veículo mais vendido no mercado brasileiro até o momento, com 70.793 unidades ganhando as ruas brasileiras de janeiro a julho deste ano.
O Volkswagen Polo segue a Fiat Strada bem de perto, com o hatch da marca alemã totalizando 70.405 unidades emplacadas no acumulado de 2024. Logo após estão o Chevrolet Onix (51.026) e o Hyundai HB20 (49.924). O Volkswagen T-Cross segue o SUV mais vendido no Brasil, somando 39.703 emplacamentos de janeiro a julho. Na categoria, o modelo é seguido pelo Hyundai Creta (37.812) e o Chevrolet Tracker (35.256).
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok