Citroën C4 Cactus sairá de linha após estreia do Basalt
Apuração do Guru dos Carros junto a concessionárias Citroën adianta movimentação importação no portfólio da marca
César Tizo - agosto 10, 2024
A iminente estreia do Citroën Basalt, confirmada para ocorrer ao longo deste semestre, trará uma importante movimentação no portfólio da marca francesa no Brasil.
Segundo apuração do Guru dos Carros junto a concessionárias Citroën, assim que o Basalt chegar ao mercado, o C4 Cactus deverá ser descontinuado, levando a fábrica da Stellantis em Porto Real (RJ) a concentrar-se na produção dos modelos do programa C-Cubed (C3, C3 Aircross e Basalt).
Procurada pelo site, a Citroën declarou que “não comenta rumores e especulações de mercado“.
Retrospectiva
Caso se confirme, a decisão da Citroën de descontinuar o C4 Cactus para abrir espaço para a gama C3 e seus derivados é compreensível, já que, apesar das boas qualidades que oferece, o C4 Cactus nacional nunca foi um grande sucesso de vendas entre os SUVs.
Lançado em 2018, o C4 Cactus estreou algumas melhorias há um ano para se manter relevante no mercado. Entre seus principais atrativos, destaca-se a dinâmica envolvente das versões equipadas com o motor 1.6 THP flex, que proporciona ótimo desempenho ao modelo. No entanto, ao longo de seus quase seis anos de mercado, o C4 Cactus acumula apenas 71.655 unidades vendidas. No mês passado, somente 51 unidades do SUV foram emplacadas.
Por outro lado, o Citroën Basalt, conforme analisamos, deverá oferecer uma combinação interessante de interior espaçoso, similar ao do C3 Aircross, aliado ao estilo arrojado da carroceria e ao amplo porta-malas (com 470 litros, segundo dados divulgados na Índia).
Aqui no Brasil, o Basalt deverá ser comercializado com o motor 1.0 turbo com injeção direta, tal como o C3 Aircross. Eficiente, o propulsor 1.0 GSE (130 cv/20,39 kgfm) deverá garantir desempenho mais do que satisfatório para o Basalt, preservando médias de consumo competitivas.
Continuaremos acompanhando de perto os próximos passos da Citroën no Brasil e, assim que novas informações surgirem, voltaremos a reportar aqui no Guru dos Carros. Acompanhe!