Dúvida do momento: seguir na fila do Tiggo 7 Sport ou migrar para o novo Peugeot 2008?
Dois SUVs destacam-se pelo custo-benefício agressivo em suas respectivas categorias e travam uma disputa interessante
César Tizo - agosto 18, 2024
Oi César, com o lançamento do Peugeot 2008, na sua opinião, sigo aguardando o Tiggo 7 Sport ou migro pro Peugeot 2008? – pergunta enviada por Francelino
Francelino, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
A questão que você colocou é excelente e nos permite avaliar dois SUVs que têm como foco o custo-benefício, além de oferecerem ótimos projetos.
Falando sobre o CAOA Chery Tiggo 7 Sport, o SUV se destaca pelo porte. Como um SUV intermediário, o modelo tem 4,50 m de comprimento, 1,84 m de largura e 2,67 m de entre-eixos. Essas dimensões resultam em uma cabine espaçosa para 5 ocupantes e em um generoso porta-malas de 525 litros.
Por outro lado, o Peugeot 2008 é um SUV compacto tradicional, com 4,30 m de comprimento, 1,77 m de largura e 2,61 m de entre-eixos. Embora acomode 5 ocupantes, a sensação de espaço não é tão evidente quanto no Tiggo 7 Sport. O porta-malas do novo 2008, de acordo com o padrão VDA, tem capacidade de 374 litros.
Portanto, em termos de conforto e espaço interno, o SUV da CAOA Chery leva vantagem.
Preços
Falando em custo-benefício, a Peugeot acertou ao adicionar um bom desconto (R$ 20.000) para o lançamento do novo 2008 no Brasil. O SUV compacto, já com a bonificação, parte de R$ 119.990 na versão Active, que oferece 4 airbags, ar-condicionado automático digital, acendimento automático dos faróis em LED, sensor de chuva, freio de estacionamento elétrico, câmera de ré, sensor de estacionamento, central multimídia com tela de 10,3″ e espelhamento sem fio para smartphones, além de rodas de liga leve aro 17″, entre outros itens.
O Tiggo 7 Sport, por sua vez, mantém o preço de lançamento (R$ 134.990) e uma robusta lista de equipamentos, incluindo 6 airbags, bancos dianteiros com ajustes elétricos, central multimídia com tela de 10,25″ e espelhamento de smartphones via cabo, iluminação dianteira full-LED, chave presencial, freio de estacionamento elétrico, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e revestimento interno premium, entre outros.
Vale citar que, durante o período promocional do Peugeot 2008, por um preço próximo ao do Tiggo 7 Sport, você pode adquirir o SUV compacto na versão Allure (R$ 129.990), que acrescenta monitoramento de pontos cegos, carregador de smartphones por indução, revestimento interno de couro, chave presencial, sensor de estacionamento dianteiro e o sistema de câmeras 360º.
Portanto, ao menos enquanto durarem os descontos da Peugeot, o novo 2008 Allure apresenta uma proposta de custo-benefício muito competitiva por menos de R$ 130 mil.
Mecânica
Sob o capô, o Tiggo 7 Sport oferece o motor 1.5 turbo flex (com injeção indireta multiponto convencional) com até 150 cv e 21,4 kgfm de torque, associado ao câmbio automático CVT capaz de simular 9 marchas. Esse conjunto confere ao SUV desempenho condizente com sua proposta, sem grandes ousadias nesse quesito, e médias oficiais de 11,1 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada.
O Peugeot 2008, por sua vez, também adota a transmissão CVT (capaz de simular 7 marchas) para otimizar a eficiência, acoplada ao motor 1.0 turbo com injeção direta, entregando até 130 cv e 20,39 kgfm de torque. Segundo a marca francesa, o SUV compacto acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos, com médias de consumo de 12,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina.
Vale mencionar que ambos os SUVs oferecem freios a disco nas quatro rodas, o que é elogiável. No quesito técnico, o Tiggo 7 Sport se destaca ainda por contar com suspensão traseira independente do tipo multibraço.
Conclusão
Com base nas informações apresentadas, tanto o Tiggo 7 Sport quanto o novo 2008 na versão Allure (com preço promocional) se destacam hoje em seus respectivos segmentos e também no mercado de SUVs como um todo, devido às suas interessantes propostas.
Assim, pode se tornar até injusto cravar qual seria a escolha entre os dois. Para tanto, você deve levar em conta suas prioridades na hora de adquirir um automóvel.
Se o mais importante para você é o espaço interno, o conforto a bordo, um bom porta-malas e alguns diferenciais técnicos, como a suspensão independente, o CAOA Chery Tiggo 7 Sport é a opção mais indicada.
Por outro lado, se o design, a eficiência, o acabamento interno diferenciado e a maximização do nível de equipamentos de série pelo valor gasto na compra do carro estão no topo da sua lista de prioridades, então o Peugeot 2008 Allure, com o atual preço de lançamento, se mostra imbatível.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok