BYD Tan deverá estrear nova geração em 2025; saiba o que podemos esperar
Imagens vazadas na China revelam detalhes do BYD Tan de terceira geração, que deve ultrapassar 5 metros de comprimento
César Tizo - agosto 19, 2024
A BYD está se preparando para lançar a terceira geração do seu SUV premium, o Tang, conhecido no Brasil como BYD Tan. O produto, importado ao Brasil somente com propulsão elétrica, tem como diferencial os 7 lugares e, atualmente, é um dos modelos mais caros da marca em nosso mercado.
Recentemente, alguns flagras do novo BYD Tang em fase de testes começaram a circular na China, antecipando tanto o interior quanto alguns detalhes da parte externa do SUV grande. A expectativa é que o modelo totalmente revisto faça sua estreia no primeiro semestre de 2025 na China, substituindo a atual segunda geração, que está em produção desde 2018.
Protótipo em fase inicial de testes da terceira geração do BYD Tang chinês/Imagem: Autohome
Tamanho
As imagens indicam que a nova geração do BYD Tang apresentará um design exterior atualizado, com destaque para os faróis divididos e uma nova faixa cromada na dianteira. O SUV contará também com maçanetas embutidas e rodas com design especial para favorecer a aerodinâmica. Na traseira, haverá um spoiler dividido, semelhante ao do BYD Song L, além de uma luz de freio montada na parte superior.
Especula-se que o novo Tang seja consideravelmente maior, possivelmente ultrapassando os 5 metros de comprimento. Para referência, a versão elétrica do BYD Tan atualmente à venda no Brasil conta com 4,97 m de comprimento, 1,95 m de largura e 2,82 m de entre-eixos. A versão híbrida plug-in (PHEV), por outro lado, tem dimensões ligeiramente menores. Tal configuração nunca foi oferecida no Brasil.
Novas configurações
O novo Tan será oferecido em versões com seis ou sete lugares. As imagens do interior revelam um layout típico da BYD, incluindo uma grande tela central para a multimídia, que provavelmente será rotativa, e um painel de instrumentos LCD recuado. Embora o veículo ainda esteja em um estágio inicial de desenvolvimento, o volante de três raios já está aparente. Além disso, as imagens mostram que a segunda fileira terá assentos individuais ajustáveis.
Interior do SUV contará com uma ampla tela para a central multimídia/Imagem: Autohome
Propulsão
Embora ainda não haja muitas informações confirmadas sobre as especificações técnicas da nova geração, é provável que a versão híbrida plug-in (PHEV) do Tang utilize o sistema DM 5.0 da BYD, que combina um motor 1.5 turbo com um motor elétrico. A autonomia totalmente elétrica deve girar em torno de 125 km.
Já a opção puramente elétrica do SUV será baseada na e-platform 3.0 Evo, a mesma utilizada nos mais recentes modelos elétricos da BYD, como o Seal EV atualizado e o Sea Lion 07. Essa plataforma permite carregamento ultrarrápido e possui um sistema de propulsão elétrica integrado (12 em 1).
O novo Tang também deve incorporar uma suspensão dianteira McPherson e traseira multibraço, juntamente com o sistema de suspensão inteligente DiSus-C da BYD, tal como ocorre no BYD Tan 2024 lançado em março deste ano no Brasil. Além disso, é esperado que o modelo inclua unidades de Lidar, tecnologia que vem sendo implementada nos modelos mais sofisticados da marca, melhorando a capacidade de direção inteligente.
A estreia do novo BYD Tan no mercado brasileiro deverá ocorrer provavelmente a partir do segundo semestre de 2025, logo após a apresentação do Tang renovado na China.