Mitsubishi estreia protótipo 100% brasileiro no Rally dos Sertões 2024
Cerca de 30 especialistas entre engenheiros, mecânicos e técnicos em geral trabalharam no veículo, que conta com motor V8 de 450 cv
César Tizo - agosto 19, 2024
A Mitsubishi Motors anunciou nesta segunda-feira (19) o Triton Ultimate Racing, protótipo de competição desenvolvido em parceria com a Spinelli Racing e fabricado inteiramente no Brasil. Projetado para enfrentar as provas mais desafiadoras do circuito mundial de rally raid, Triton Ultimate Racing será lançado oficialmente durante a edição 2024 do Rally dos Sertões, que tem início neste fim de semana em Brasília (DF).
O Triton Ultimate Racing é o resultado de um trabalho intenso e colaborativo, destaca a Mitsubishi. Liderado por Guiga Spinelli, maior campeão do Rally dos Sertões na categoria carros, com cinco títulos, e duas vezes entre os 10 melhores do Rally Dakar, o projeto contou com a dedicação de cerca de 30 especialistas, entre engenheiros, mecânicos e técnicos, que trabalharam incansavelmente desde o fim do Sertões 2023.
“Ver esse projeto totalmente brasileiro nascer e agora estar pronto para encarar as competições mais difíceis do mundo é um grande orgulho”, destacou Guiga Spinelli. Ele enfatizou que, apesar do curto tempo de desenvolvimento, o Rally dos Sertões 2024 servirá como um laboratório para testar e aprimorar o desempenho do novo protótipo. “Estamos confiantes na capacidade e no alto nível de competitividade que esse protótipo pode alcançar aos poucos”, completou.
Mauro Correia, CEO da HPE Automotores, também ressaltou a importância do projeto, que reforça o compromisso da Mitsubishi Motors em apoiar o esporte a motor no Brasil. “Este protótipo não é apenas uma picape de competição, mas um marco na nossa trajetória, simbolizando o compromisso com a inovação e o desempenho no esporte a motor”, afirmou.
Desenvolvido na sede da Spinelli Racing, localizada dentro do Complexo do Autódromo Velocittá, em Mogi Guaçu (SP), o Triton Ultimate Racing combina um chassi de cromo molibdênio com uma carroceria de fibra de carbono e kevlar, remetendo ao design da nova geração da Triton, ainda sem data de lançamento no mercado brasileiro. Equipado com motor V8 de 450 cv e uma transmissão sequencial de seis marchas da Sadev, o protótipo foi cuidadosamente projetado para maximizar o desempenho em condições extremas.
O sistema de injeção eletrônica, gerido por uma central Motec, destaca-se por sua eficiência e confiabilidade, eliminando a necessidade de relés, fusíveis e disjuntores convencionais, e reduzindo o peso total do veículo. Além disso, o sistema de diferenciais fornecido pela Xtrac e os amortecedores da marca Reiger garantem estabilidade e controle, enquanto os pneus de 37 polegadas proporcionam aderência excepcional em qualquer superfície.
Com o Rally dos Sertões 2024 percorrendo mais de 3.500 km entre Brasília, Minas Gerais, Goiás e Bahia, o Triton Ultimate Racing enfrentará seu primeiro grande desafio. Embora as expectativas de resultados imediatos sejam cautelosas, a Mitsubishi Motors e a Spinelli Racing estão focadas em utilizar a competição como um ambiente real de testes e ajustes, com o objetivo de consolidar o protótipo como uma referência em inovação e desempenho no mundo dos rallys.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok