Citroën C3 YOU! é o hatch mais rápido e barato com motor 1.0 turbo e câmbio automático
Novidade é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 8,5 segundos e busca se destacar na categoria com o novo apelo
César Tizo - agosto 20, 2024
O Citroën C3 ainda não atingiu números expressivos de vendas no Brasil, com 12.242 unidades emplacadas de janeiro a julho deste ano. Esse volume coloca o hatch em uma posição abaixo até mesmo do Toyota Yaris (15.132), além de rivais diretos no segmento de entrada, como o Renault Kwid (29.155) e o Fiat Mobi (39.041).
No entanto, a Citroën apresentou nesta terça-feira (20) uma estratégia que pode impulsionar as vendas do C3. Conforme previsto, a marca francesa lançou a configuração YOU! para seu modelo de entrada, cuja principal novidade é a adição do motor 1.0 GSE ao portfólio do hatch. Com esse propulsor, o Citroën C3 se torna não só o hatch mais rápido do seu segmento, como também o modelo nacional mais acessível a combinar motor turbo e câmbio automático.
Com preço tabelado em R$ 95.990, o novo Citroën C3 YOU! acelera de 0 a 100 km/h em competentes 8,4 segundos e atinge médias de consumo de 11 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada com gasolina.
Em termos de performance, o Citroën C3 YOU! supera até mesmo o Peugeot 208, que utiliza o mesmo motor 1.0 GSE e leva 9 segundos para cumprir a prova de aceleração. O C3 YOU! também se destaca frente a rivais de maior porte, como o VW Polo 1.0 TSI (10,5 segundos) e o Hyundai HB20 com motor 1.0 TGDI e câmbio automático (10,7 segundos).
A favor do C3 YOU! está seu baixo peso em ordem de marcha, de apenas 1.115 kg, entretanto os concorrentes têm médias de consumo melhores em relação aos dados do Citroën.
Para acomodar o motor 1.0 turbo com injeção direta, o C3 YOU! passou por modificações no sistema de suspensão, com nova calibração de molas e amortecedores. O sistema de freios foi redimensionado, enquanto a direção assistida eletricamente recebeu uma calibração específica para esta versão.
Externamente, o C3 1.0 turbo diferencia-se pelas molduras dos faróis de neblina pintadas na exclusiva cor Emerald Blue, também presente nos adesivos da coluna C e nos apliques laterais. O nome da versão aparece em logotipos posicionados nos dois para-lamas dianteiros, enquanto as rodas de liga-leve de 15 polegadas recebem acabamento escurecido. Na parte traseira, o destaque é o logotipo Turbo 200. O hatch também conta com pintura bitom (teto contrastante) de série, que pode ser combinada com três cores para a carroceria: Cinza Artense, Branco Banquise e Cinza Grafito.
De série, a nova configuração do C3 inclui ar-condicionado, direção elétrica, sistema multimídia Citroën Connect Touchscreen com tela de 10,25 polegadas e suporte para Android Auto e Apple CarPlay sem fio, seis alto-falantes, volante multifuncional, retrovisores, vidros e portas com travas elétricas, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, porta-malas com abertura elétrica, câmera de ré, faróis de neblina e chave canivete, que passou a ser item de série em toda a gama do C3 a partir da linha 2025.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok