Ford E-Transit consolida liderança no mercado de comerciais leves elétricos no Brasil
Com mais de 100 unidades emplacadas até julho, a van elétrica da Ford conquistou uma participação de 32% na categoria
César Tizo - agosto 21, 2024
A Ford E-Transit, que chegou ao mercado brasileiro no início deste ano, rapidamente se estabeleceu como líder no segmento de comerciais leves elétricos com Peso Bruto Total (PBT) de até 5 toneladas. Com mais de 100 unidades emplacadas até julho, a van elétrica da Ford conquistou uma participação de 32% na categoria.
A presença da E-Transit na América do Sul já atraiu grandes empresas de setores como alimentos e bebidas, distribuição de energia elétrica, logística e e-commerce, que buscam compor frotas mais sustentáveis. Um exemplo é o Mercado Livre, que utiliza a E-Transit em sua ampla frota elétrica para distribuição de produtos em diversas cidades brasileiras.
Foco nos grandes frotistas
Segundo Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul, a eletrificação está sendo adotada principalmente por grandes empresas, mas a tendência é que alcance também médios e pequenos clientes em um futuro próximo. “Nosso foco agora são os grandes frotistas, que já estão descobrindo as vantagens da E-Transit e da Ford Pro no seu negócio”, afirma Lastra.
Um dos principais atrativos da E-Transit é o custo total de operação 40% menor em comparação aos veículos a combustão. Além da economia proporcionada pela energia elétrica, o trem de força da van, com 86% menos peças de desgaste, permite uma manutenção mais simples e menos frequente. “Isso significa também menos tempo do veículo parado na oficina, sem a necessidade de troca de itens como óleo, filtros e embreagem”, completa Lastra. A conectividade fornecida de fábrica, sem custo adicional, é outra vantagem que ajuda os frotistas a planejar melhor a operação dos seus veículos, evitando interrupções no serviço.
Versões e tecnologias
A E-Transit está disponível nas versões furgão e chassi, oferecendo autonomia para 317 km no ciclo WLTP (o dado no padrão brasileiro ainda não está disponível). A van conta ainda com tração traseira e tecnologias semiautônomas de assistência ao motorista, que aumentam a produtividade do veículo. A versão furgão possui PBT de 3,5 toneladas, permitindo a condução com CNH B, e oferece quatro modelos com capacidades de carga variando de 9,5 m³ a 15 m³. Já a versão chassi conta com PBT de 3,5 ou 4,2 toneladas, com capacidade para transportar até 21 m³ ou 2.100 kg.
Treinamento personalizado
A Ford Pro, divisão de veículos comerciais da marca, oferece um diferencial importante para seus clientes: a entrega técnica personalizada e o treinamento para gestores de frota e motoristas. No caso da E-Transit, o treinamento, que inclui conteúdo teórico e prático, ajuda os clientes a maximizar a produtividade do veículo, utilizando ao máximo suas tecnologias embarcadas, como o sistema de regeneração de energia, câmera 360 graus e alerta de tráfego cruzado com detecção de pedestres.
“A entrega técnica da Ford Pro é desenhada de acordo com as necessidades do cliente e pode ser realizada em nosso centro de treinamento no Ford Academy, em São Paulo, no campo de provas em Tatuí, ou no local indicado pelo cliente”, explica Matias Guimil, gerente de Estratégia e Produto de Veículos Comerciais da Ford.
Mais de 120 profissionais já foram treinados para a operação da E-Transit no Brasil. Uma tendência que se destaca nas frotas que adotam veículos comerciais elétricos é a crescente presença de motoristas mulheres, que já estão no comando de mais de 10% das E-Transit que circulam diariamente no país. Segundo Guimil, a maior autonomia já registrada por uma E-Transit foi alcançada por uma motorista mulher, destacando a ergonomia e a facilidade de direção como fatores que contribuem para essa tendência.
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