SUV ou sedã? Leitora pede análise entre Creta, Kicks e City EXL
Analisamos as principais vantagens e desvantagens dos modelos para ajudar na escolha entre os três modelos
César Tizo - agosto 23, 2024
Estou em dúvida entre Nissan Kicks, Hyundai Creta e Honda New City EXL. Também peço avaliação se a qualidade do Volkswagen T-Cross e do Volkswagen Nivus são muito superiores aos outros produtos citados. Isso os comparando aos demais. Grata – Pergunta enviada por Vania
Vania, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Começando pela primeira parte da sua dúvida, o Hyundai Creta e o Honda City EXL travam uma interessante batalha.
Eu descartaria o Kicks na comparação entre o Honda e o Hyundai, uma vez que o Nissan fica devendo em espaço interno e desempenho em relação aos outros dois modelos, sem ser significativamente mais econômico que os concorrentes.
Entre o Creta e o City, o sedã compacto da Honda leva vantagem com seu porta-malas maior, capaz de acomodar 519 litros, contra 422 litros do Hyundai.
Além disso, graças à aerodinâmica favorecida pela carroceria três volumes, o City é bem mais econômico, alcançando médias oficiais de 13,1 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada com gasolina, enquanto o Creta 1.0 turbo, nas mesmas condições, registra 11,9 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada.
Considerando que o Honda City EXL tem preço tabelado atualmente em R$ 131.200, a versão do Creta que mais se aproxima em preço é a Comfort Plus, com preço sugerido de R$ 141.890. Ambos têm um nível de equipamentos bastante próximo, mas o Honda se destaca por oferecer diferenciais como o ar-condicionado automático digital e o revestimento interno de couro.
Assim, na análise técnica e de custo-benefício, o Honda City EXL se mostra superior ao Creta, embora o Hyundai seja uma escolha tão boa quanto caso você prefira um SUV. É importante mencionar que o Creta conta com 5 anos de garantia contra 3 anos de cobertura da Honda para o City.
Dupla da VW
Em relação à dupla da VW, não acredito que o T-Cross e o Nivus sejam muito superiores aos demais veículos mencionados na sua pergunta.
Especificamente no caso do Volkswagen T-Cross, é fato que o modelo tem como pontos fortes a cabine espaçosa, especialmente no banco traseiro, além de um conjunto mecânico eficiente, com o motor 1.0 TSI formando uma eficiente dupla com o câmbio automático de 6 marchas.
No entanto, o Hyundai Creta, por exemplo, é um modelo bastante equilibrado em termos de aproveitamento do espaço interno, oferecendo um bom nível de conforto para seus 5 ocupantes. O porta-malas do Hyundai também supera o do T-Cross, que tem capacidade para 373 litros, segundo o padrão VDA.
Já em relação ao Volkswagen Nivus, que atua no segmento de crossovers, uma faixa de mercado abaixo do T-Cross e do Creta, o modelo encontra hoje um forte rival no Renault Kardian. Em muitos aspectos, como o conjunto mecânico, o modelo da marca francesa supera o Nivus em suas versões correspondentes, além de oferecer melhor custo-benefício.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok