Conheça o Lecar 459 Híbrido, modelo que será produzido em fábrica de R$ 870 milhões no ES
Modelo, segundo a fabricante nacional, terá como grande destaque a autonomia para 1.000 km e diferenciais técnicos relevantes
César Tizo - agosto 24, 2024
A montadora brasileira Lecar, fundada pelo empresário capixaba Flávio Figueiredo Assis, oficializou a escolha do Espírito Santo como o estado que abrigará sua nova fábrica. Em coletiva de imprensa realizada nesta semana, foram anunciados os detalhes da planta industrial que será construída no município de Sooretama, a 119 km da capital, Vitória. Com um investimento estimado em R$ 870 milhões, a fábrica terá capacidade para produzir 120 mil carros por ano, sendo o primeiro modelo fabricado o Lecar 459 Híbrido. O volume de produção relativamente elevado sugere um preço final competitivo para o modelo.
A instalação da fábrica em Sooretama faz parte da estratégia da Lecar de fortalecer sua presença no mercado de mobilidade sustentável. A localização foi escolhida por sua proximidade com o aeroporto de Linhares e o complexo portuário do Espírito Santo, um dos mais importantes do país, responsável por 23% das exportações e importações brasileiras. A região é um polo industrial relevante, com a presença de grandes empresas como Marcopolo, Volare, Agrale, Randon e Weg, cujos representantes estiveram presentes no evento e demonstraram otimismo com o novo projeto.
O capital necessário para a construção da fábrica será proveniente de recursos próprios e de investidores privados, com a possibilidade de financiamentos adicionais por meio de instituições como Sudene, BNB, Bandes, Finep e BNDES. Desse montante, R$ 240 milhões serão destinados às obras de construção, enquanto R$ 630 milhões serão aplicados em automação industrial. A empresa terá isenção e benefícios fiscais referentes à construção e funcionamento por um período de 10 anos.
A planta da Lecar, que ocupará uma área de 460 mil metros quadrados às margens da BR 101, será construída pela Machine Desenvolvimento e contará com a expertise da Comau, multinacional italiana especializada em automação industrial, na montagem da linha de produção. A empresa Falcare Equipamentos Industriais será responsável pelas instalações e automação das linhas de pintura e montagem, utilizando tecnologias avançadas e sustentáveis.
Alinhada ao propósito de sustentabilidade da Lecar, a fábrica buscará certificações ambientais como LEED OURO e Selo Verde, além de contar com sistemas de geração de energia solar e reaproveitamento de água da chuva. A empresa também planeja a criação de programas de qualificação de mão de obra e inovação, com o objetivo de impactar positivamente a comunidade local.
O início das obras está previsto para 2024, com inauguração programada para agosto de 2026. A nova fábrica deverá gerar cerca de 1.500 empregos diretos e até 3 mil indiretos, consolidando a Lecar como um importante player no mercado de veículos híbridos e sustentáveis. Segundo Flávio Figueiredo Assis, “o Brasil está diante da oportunidade de se tornar um grande protagonista da mobilidade sustentável mundial. Não vamos poupar esforços para colocar nosso país no caminho para o futuro”.
Lecar 459 Híbrido
Segundo as primeiras informações oficiais sobre o Lecar 459 Híbrido, o modelo adotará um layout de propulsão híbrida em série, no qual a tração do veículo ficará exclusivamente sob responsabilidade do motor elétrico, enquanto o propulsor térmico será responsável por recarregar a bateria de 18,4 kWh.
De acordo com a Lecar, o motor elétrico de tração terá 165 cv, permitindo ao veículo acelerar de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos. Já o propulsor térmico será fornecido pela Horse, joint venture entre Renault, Geely e a saudita Aramco. Trata-se do mesmo motor 1.0 turbo flex utilizado atualmente pelo Renault Kardian nacional.
Um ponto positivo da combinação motriz é a autonomia de 1.000 km que o Lecar 459 Híbrido poderá alcançar, segundo a fabricante. Os responsáveis pelo projeto optaram por não desenvolver o Lecar 459 Híbrido com a opção de recarga externa da bateria.
“O projeto se destaca pela posição ideal do motor e pela tração, pelo centro de gravidade baixo e a favorável relação peso-potência. Destaque ainda para a segurança e estabilidade em curvas e, por último, pelo torque entregue de imediato pelo motor elétrico selecionado para o projeto”, detalha a Lecar. A empresa não deixou claro, mas é provável que o propulsor elétrico seja instalado no eixo traseiro, conferindo motricidade para as rodas posteriores do modelo.
Considerando que a fábrica no Espírito Santo ficará pronta dentro de dois anos, a estreia definitiva do Lecar 459 Híbrido deverá ocorrer ao longo do segundo semestre de 2026. Vamos acompanhar.
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