JAC Hunter torna-se a picape média com maior capacidade de carga do segmento
Aposta da marca chinesa é capaz de transportar por volta de 40% mais carga do que as concorrentes diretas; saiba mais
César Tizo - agosto 27, 2024
A JAC Motors acaba de marcar sua entrada no competitivo mercado de picapes com a nova família Hunter 4×4, que será disponível em três configurações mecânicas: 100% elétrica, diesel automática e diesel manual.
Como principal destaque da Hunter figura a capacidade de carga, que alcança 1.400 kg, posicionando a novidade como a nova referência nesse atributo entre as picapes médias. Apenas como comparação, rivais diretas como a Ford Ranger, Fiat Titano e Toyota Hilux, têm capacidades de carga oscilando entre 1.000 e 1.050 kg.
Dimensões
O grande diferencial da JAC Hunter em sua configuração HD (Heavy Duty) 4×4 automática, que já está em pré-venda por R$ 289.900, reside em especial nas dimensões. A novidade alcança 5,33 m de comprimento, porém é notavelmente mais larga do que as concorrentes, registrando 1,96 m. Apenas como comparação, a Toyota Hilux, atual líder em vendas no segmento, registra 5,32 m de comprimento, 1,85 m de largura em sua configuração cabine dupla e 3,08 m de entre-eixos (3,11 m no caso da Hunter).
Segundo a JAC, a Hunter será capaz de oferecer elevada “robustez e capacidade de transportar cargas pesadas, características essenciais para picapes utilizadas em trabalhos intensos e terrenos difíceis“. Sob o capô, a Hunter térmica traz motor 2.0 turbodiesel com 191 cv e 46,9 kgfm de torque. Há três opções de tração: 4X2 (traseira), 4×4 High (integral) e 4×4 Low (reduzida). A transmissão automática é fornecida pela alemã ZF e conta com 8 marchas e quatro modos de direção: Normal, Sport, Eco e Lama.
Motorização
Além da versão diesel automática, a JAC Motors também promete o lançamento da Hunter EV 4×4, a primeira picape 100% elétrica com tração integral do mercado brasileiro. Com dois motores elétricos que juntos entregam 290 cv e 62,2 kgfm de torque, a Hunter EV 4×4 se destaca pelo desempenho – acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos – como também mantém uma capacidade de carga competitiva, no caso de 1.050 kg, portanto em linha com a de suas atuais concorrentes a diesel.
A Hunter EV 4×4 é equipada com bateria de 88,3 kWh, que confere ao modelo autonomia de 313 km de acordo com o ciclo WLTP, que não é o adotado no Brasil e serve, no momento, apenas como uma referência. A JAC pontua que o alcance em questão será “suficiente para atender as necessidades do consumidor brasileiro em viagens e deslocamentos diários, sem comprometer o desempenho ou a capacidade de carga“.
As primeiras unidades da JAC Hunter serão entregues aos seus futuros proprietários em outubro. “Os clientes interessados na Hunter HD 4×4 AT já podem procurar a rede JAC Motors, que, inclusive, tem nada menos que 120 oficinas credenciadas por todo o Brasil. Como o picapeiro roda três vezes mais do que o cliente normal (3.000 km mês em vez de 1.000 km), a ampliação da rede de atendimento foi um dos principais pilares para o lançamento da Hunter”, conclui Nicolas Habib, COO da JAC Motors.