Mesmo segmento, propostas diferentes: Ford Bronco Sport ou VW Taos?
Leitor gosta dos dois modelos e deseja saber qual seria a melhor compra entre os dois produtos; confira análise completa
César Tizo - agosto 28, 2024
Estou em dúvida entre um Ford Bronco ou um VW Taos Highline. São carros um tanto diferentes, porém, os dois me agradam. O que você entende fazer mais sentido (sem pensar em questões de custo)? Em tempo: não tenho uso off-road. Eventualmente, uma estrada de terra. Obrigado! – pergunta enviada por Carlos
Carlos, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
A sua dúvida é bastante pertinente, pois, de fato, é interessante priorizar os automóveis que mais lhe agradam, sem se limitar por aspectos como segmentação de mercado, faixa de preço ou outros fatores. Afinal, quanto mais abrangente for a pesquisa, melhor será a sua escolha.
Analisando os critérios técnicos dos dois modelos, o Ford Bronco Sport se destaca por sua carroceria com visual robusto, a qual alcança 4,38 m de comprimento, 1,88 m de largura e 2,67 m de entre-eixos. Um ponto que merece atenção no Bronco é o espaço limitado na cabine, especialmente na área para as pernas dos ocupantes do banco traseiro.
Por outro lado, o Volkswagen Taos apresenta 4,46 m de comprimento, 1,84 m de largura e 2,68 m de entre-eixos. A grande vantagem do SUV alemão é o interior espaçoso, que oferece mais conforto aos ocupantes, além de um excelente porta-malas de 498 litros. No caso do Bronco Sport, a capacidade do porta-malas informada pela Ford considera o padrão dos EUA, aferindo o volume até o teto (580 litros), o que não segue o padrão brasileiro e, portanto, não permite uma comparação justa.
Outros pontos a considerar
Se o Bronco Sport perde pontos no aproveitamento do espaço interno, ele compensa ao volante, com seu motor 2.0 turbo de 253 cv fazendo uma boa dupla com a transmissão automática de 8 marchas. Esse conjunto proporciona acelerações e retomadas velozes, embora o consumo seja mais elevado: 8,6 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada com gasolina, único combustível aceito por ele.
O Volkswagen Taos, por sua vez, é equipado com o motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, acoplado a uma transmissão automática de 6 marchas. Com esse conjunto, o Taos acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e oferece médias de consumo mais animadoras, com 11,1 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada com gasolina, podendo também ser abastecido com etanol.
O que diferencia o Bronco Sport, do ponto de vista técnico e dinâmico, é a presença do sistema de tração integral. Mesmo que o uso do veículo sobre vias não pavimentadas seja ocasional, as quatro rodas motrizes proporcionam um controle dinâmico superior, inclusive em situações de asfalto molhado ou com uma fina camada de gelo, o que favorece a segurança ativa do veículo.
Por tudo isso, Carlos, acredito que o Ford Bronco Sport seja uma escolha mais completa e interessante em comparação ao Volkswagen Taos. Embora o Bronco não seja tão espaçoso internamente, seu conjunto mecânico é mais sofisticado, e a tração integral agrega muitos pontos ao modelo.
Caso a sua escolha recaia de fato pelo Bronco Sport, vale levar em conta que o modelo acaba de estrear a linha 2025 nos EUA com algumas melhorias, como uma tela maior para a central multimídia. Caso isso seja uma evolução significativa para você, talvez seja prudente aguardar o lançamento da linha 2025 no Brasil, o que deverá ocorrer ao longo do ano que vem, quem sabe no primeiro semestre.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok
Perfeito a análise. Muito obrigado.
Eu que agradeço pela participação, Carlos! Abraço