Kia pode trazer sucessor do Cerato ao Brasil, mas com uma condição
Já revelado no exterior, o Kia K4 tem chances de chegar ao mercado brasileiro e reposicionar a Kia no segmento de sedãs médios
César Tizo - agosto 29, 2024
Aproveitando o lançamento do Kia EV5 no Brasil, o Guru dos Carros conversou com José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil, para descobrir as próximas movimentações que a empresa tem planejadas para o nosso mercado.
A mais imediata delas, relata Gandini, é a importação do Kia EV9, que deve chegar ao Brasil a partir de dezembro deste ano. Assim como o recém-lançado EV5, o EV9 é totalmente elétrico e já conquistou diversos prêmios no exterior, destacando-se pelo design e pelo conjunto motriz.
Projetado com foco no mercado norte-americano, o Kia EV9 tem 5,01 metros de comprimento, 1,98 metro de largura e 3,10 metros de entre-eixos, oferecendo um amplo espaço interno e uma cabine versátil, capaz de acomodar até 7 pessoas. Construído sobre a moderna plataforma E-GMP, o Kia EV9 está disponível em versões com um ou dois motores elétricos. Nos EUA, o modelo pode alcançar até 384 cv de potência combinada e 71,3 kgfm de torque em suas versões com tração integral.
No segmento de minivans, onde a marca já possui uma presença consolidada no mercado brasileiro com a Kia Carnival, Gandini adiantou ao Guru dos Carros que a configuração híbrida do modelo está prevista para chegar ao Brasil em 2025. Já disponível em alguns países, entre eles os EUA, a Carnival Hybrid alia o propulsor 1.6 turbo com injeção direta (TGDI) a um motor elétrico, resultando em 245 cv de potência combinada.
Ao menos por enquanto, a Kia Carnival 2025, lançada no Brasil em junho deste ano, chega importada somente com motor 3.5 V6 de 272 cv e tem preço sugerido de R$ 649.990.
Por fim, o Guru dos Carros procurou apurar com o presidente da Kia Brasil sobre um eventual retorno da empresa ao segmento de sedãs. De acordo com Gandini, existe a intenção de importar o Kia K4 para o Brasil, modelo revelado em março deste ano e sucessor do Kia Cerato. “Mas, para viabilizar a vinda do K4, é necessário que ele atinja pelo menos 60% de nacionalização na fábrica do México. Dessa forma, podemos trazê-lo ao Brasil sem a incidência do imposto de importação“, detalha o empresário.
Caso isso se concretize, o Kia K4 poderia chegar ao mercado brasileiro com um preço mais competitivo, o que é essencial para que ele possa competir com modelos como Toyota Corolla, BYD King, entre outros sedãs de porte equivalente no Brasil.
Como mostram as imagens, o Kia K4 se destaca por suas formas ousadas, com linhas que remetem mais a um cupê de 4 portas do que a um sedã convencional. Na sua apresentação global, a Kia também enfatizou a “qualidade premium” dos materiais de acabamento e a presença de uma generosa tela para a central multimídia e o painel de instrumentos.
Vamos acompanhar de perto os próximos passos da Kia no Brasil e, assim que surgirem novas informações, voltaremos a reportar aqui no Guru dos Carros. Fique ligado!
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