Marcelo Cavalcante – Mercado cresce 13,35% em agosto; Strada e Tiggo 7 são destaques
Consultor traz dados relevantes sobre o fechamento de mercado do mês passado; confira números e mais detalhes
César Tizo - setembro 4, 2024
Confira análise completa do consultor Marcelo Cavalcante de Lima apresentando todos os detalhes sobre o fechamento de mercado do mês de agosto:
O setor de automóveis e comerciais leves encerrou o mês de agosto com 223.140 unidades vendidas. Esse volume representa um aumento de 13,35% em relação ao mesmo período de 2023 e uma queda de 1,83% em comparação com julho deste ano. Foi o melhor resultado para o mês de agosto desde 2019.
A média diária de vendas em agosto foi de 10.143 unidades, a mais alta do ano, superando em 18,50% o desempenho de 2023 e avançando 2,83% em relação ao mês anterior.
No acumulado do ano, foram comercializadas 1.527.396 unidades, registrando um crescimento de 13,38% em comparação com 2023. No entanto, em relação ao período pré-pandemia, o setor apresenta uma retração de 10,77%.
Pela primeira vez no ano, a modalidade de vendas diretas superou o varejo. Em agosto, foram vendidas 112.845 unidades por meio de vendas diretas, correspondendo a 50,57% do total e registrando um crescimento de 4,08%. Já o varejo vendeu 110.295 veículos, com uma queda de 7,22%.
O senhor Leonardo Petersen nos informou que alguns modelos com foco na modalidade de vendas diretas já tem mais de 90 dias de prazo para entrega.
No acumulado do ano, o varejo representa 53,08% das vendas, com um crescimento de 13,85%, enquanto as vendas diretas crescem 12,87%, atingindo uma participação de 46,97%.
O subsegmento de veículos de novas energias fechou agosto com 14.677 unidades vendidas, um volume 4,20% inferior ao registrado em julho. Essa queda nas vendas é parcialmente atribuída à indisponibilidade de alguns modelos em estoque.
Comparativo de marcas
A Fiat manteve a liderança em agosto, com 49.430 vendas no mês e 320.596 no acumulado do ano, abrindo uma vantagem de quase 100 mil unidades sobre a segunda colocada. Suas vendas do mês foram concentradas em 64% no atacado. No acumulado, a Fiat registra um crescimento de 8% em relação ao ano anterior e um aumento de 36,30% comparado ao período pré-pandemia.
A Volkswagen segue na segunda posição, com 36.940 unidades vendidas em agosto, o melhor resultado mensal de 2024. No acumulado, a marca já vendeu 241.485 veículos, um avanço de 15,65% em relação ao ano anterior, com 63% das vendas concentradas no atacado.
A GM ocupa a terceira posição, com 28.005 unidades vendidas em agosto. No acumulado, a marca já comercializou 195.274 veículos, registrando uma queda de 6,28% em relação ao ano anterior e um recuo de 36% quando comparado ao período pré-pandemia.
No gráfico abaixo, podemos comparar o desempenho de vendas das 9 marcas de volume entre 2019 e agosto de 2024. Apenas a Fiat encerrou o acumulado de agosto com vendas acima do registrado no período pré-pandemia.
Ranking de modelos
A liderança no mês e no acumulado é da Fiat Strada, que vendeu 16.423 unidades em agosto, seu melhor resultado do ano. No acumulado, já foram comercializadas 87.212 unidades, registrando um crescimento de 18,17%. (Nota do editor: pela primeira vez a Strada ultrapassou a barreira das 16 mil unidades vendidas ao mês e estabelece novo recorde desde seu lançamento no Brasil).
Na segunda posição do mês está o VW Polo, com 14.274 emplacamentos em agosto e 84.679 no ano, com um crescimento total de 35,68%.
Fechando o trio, temos o Chevrolet Onix, com 9.018 vendas em agosto e 60.044 no acumulado, registrando uma queda de 4,26% em relação ao ano anterior.
Nota do editor: merece destaque também o salto consistente nas vendas da gama CAOA Chery Tiggo 7, que superou o Jeep Compass no mês passado
Elétricos e híbridos crescem 122,7% em relação ao ano anterior
As vendas de automóveis e comerciais leves elétricos e híbridos fecharam o mês de agosto com 14.667 unidades, um volume 4,20% abaixo do registrado em julho. A queda é parcialmente explicada pelo menor número de dias úteis e por problemas pontuais na disponibilidade de alguns modelos.
No acumulado do ano, já foram vendidos 109.291 veículos eletrificados, representando um crescimento de 122,7% em relação ao ano anterior. A participação nas vendas totais do setor é de 7,16%, dentro das expectativas do segmento.
A tecnologia de propulsão elétrica (EV) encerrou agosto com 5.113 registros, um crescimento de 8,76% em comparação com julho. Mesmo assim, foi superada pelos modelos híbridos plug-in (PHEV), fechando pelo segundo mês consecutivo na segunda posição das tecnologias mais vendidas. No acumulado do ano, já foram vendidas 40.993 unidades, um volume 595% superior ao de 2023.
A tecnologia PHEV registrou 34.726 unidades vendidas em agosto, uma queda de 12,23% em comparação com julho. No acumulado, a tecnologia já vendeu 34.726 unidades, anotando um crescimento de 105,39%. Com muitos novos modelos híbridos plug-in chegando ao mercado, espera-se um crescimento nas vendas dessa tecnologia nos próximos meses.
Os híbridos puros venderam 2.928 unidades em agosto, registrando um crescimento de 9,34% em relação a julho. No acumulado, já foram emplacados 24.043 veículos, representando um crescimento de 32,69%.
Os híbridos-leves (MHEV) venderam apenas 937 unidades em agosto, uma queda de 35,33% em relação a julho. No acumulado, a tecnologia já emplacou 9.529 veículos, registrando um crescimento modesto de 16,86%.
Ranking elétricos
O BYD Dolphin Mini liderou as vendas de agosto com 2.298 unidades, anotando um crescimento de 54,44% em comparação com o mês anterior. No acumulado, o modelo assume a liderança com 12.834 unidades.
A segunda posição entre os modelos elétricos ficou com o BYD Dolphin, com 1.056 vendas, um volume 28% inferior ao de julho, em parte devido à migração para seu irmão menor. No acumulado, o Dolphin caiu para a segunda posição, com vendas totais de 12.128 unidades.
Na terceira posição ficou o GWM Ora, com 382 unidades vendidas, uma queda de 4% em relação a julho. No acumulado, o modelo já vendeu 4.467 veículos.
Há novidades chegando: o BYD Yuan Pro, um SUV compacto, emplacou 42 unidades em agosto. Seu lançamento oficial será no dia 5 de setembro, e espera-se que movimente o mercado. Com dimensões semelhantes ao VW T-Cross, uma bateria de 45,1 kWh que proporciona uma autonomia em torno de 330 km, e potência de 177 hp, o preço deve ficar entre R$ 195 mil e R$ 200 mil. Aguardando informações oficiais.
Na linha comercial, destacam-se o JAC EV12 e o furgão nacional Arrow One Work, fabricado no Rio Grande do Sul, que já conta com 23 emplacamentos.
A Kia emplacou uma unidade dos SUVs EV5 e EV9, testando novos produtos em um mercado em crescimento.
O bom volume de vendas do Porsche Taycan também merece destaque, com 46 unidades emplacadas em agosto, somando agora 119 no ano. Além disso, foram emplacadas 6 unidades do Mini Carro familiar Henry, um veículo compacto de dois lugares com design que lembra um brinquedo.
Ranking híbridos
O BYD Song, contabilizando as carrocerias Plus e Pro, liderou as vendas de agosto com 2.516 unidades, um crescimento de 17,68%. No caso do Song Pro, com preços mais atrativos, ele foi a escolha de 1.042 consumidores. Em sua versão GL, com bateria de 12,9 kWh, o Song Pro tem preço de R$ 189.800, enquanto a versão GS, com pacote de 18,3 kWh, custa R$ 199.800. Todas as versões são plug-in. No acumulado, já foram vendidos 14.691 veículos, colocando a gama Song na primeira posição.
A linha GWM Haval H6 ficou com a segunda posição em agosto, com 2.112 veículos vendidos, uma queda de 24,19%. Alguns concessionários relataram falta de estoque em agosto. No acumulado do ano, o modelo já vendeu 13.941 unidades, ocupando a segunda posição. A linha oferece versões com tecnologia HEV e PHEV, com variações de potência, autonomia e carroceria, dando ao consumidor uma boa gama de escolhas.
Na terceira posição ficou o Toyota Corolla Cross Hybrid, com 1.202 unidades vendidas, uma queda de 5,13%. No acumulado, já foram vendidos 9.368 exemplares.
Concessionárias da CAOA Chery relataram falta de estoque em algumas versões híbridas, com fila de espera de até 90 dias, o que justifica a queda acentuada em toda a linha em agosto. O Tiggo 5 Híbrido registrou queda de 85%, o Tiggo 8 Plug-in caiu 51% e o Tiggo 7 Híbrido recuou 23%. Mesmo assim, a marca tem conseguido bons resultados em 2024 e continua fazendo novos investimentos.
Outras marcas com modelos híbridos também registraram quedas em agosto. A BMW recuou 23,20%, em parte devido a um recall em parte de sua linha; a Mercedes-Benz caiu 25%, e a Land Rover, 27%, ambos relatando desajustes em seus estoques.
O setor segue animado com as perspectivas futuras, incluindo o início da produção local e o crescimento da rede de concessionárias. De forma geral, o cenário permanece positivo, embora o mercado tenha sentido os reajustes de preços devido às novas alíquotas.
Ranking geral
A BYD fechou os primeiros oito meses do ano com uma participação geral nos eletrificados de 41,49%, seguida pela GWM, com 16,84%, e pela Toyota, com 12,84%.
Ainda há muito espaço para o crescimento das vendas de eletrificados no Brasil, especialmente quando as novas entrantes iniciarem sua produção local. No entanto, é necessário ficar atento a toda a cadeia. O excesso de importações pode comprometer projetos e investimentos.
Desejamos a todos ótimos negócios. Os dados são prévios e estão sujeitos a pequenas variações.
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