SUV usado com tração integral: Eclipse Cross ou Equinox 2.0 turbo?
Leitor ficou em dúvida entre os modelos de Mitsubishi e Chevrolet e pediu nossa ajuda para definir a compra; confira análise
César Tizo - setembro 10, 2024
Olá, meu caro, tudo bem? Preciso de um carro com tração 4×4 e bom acabamento, mas usado. Gostei de dois modelos: o Mitsubishi Eclipse Cross e o Chevrolet Equinox 2.0. O Mitsubishi me atrai pelo ACC, enquanto o Chevrolet me chama a atenção pelo porte, motor e som Bose. No final, qual você acha que é o melhor veículo e tem uma manutenção mais confiável? – pergunta enviada por Junior
Junior, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Como você mencionou a necessidade de um carro com as quatro rodas motrizes, vamos começar comparando os sistemas de tração integral oferecidos pelo Chevrolet Equinox e o Mitsubishi Eclipse Cross.
No caso do Chevrolet Equinox, o sistema AWD deve ser ativado pelo motorista por meio de um botão específico próximo à alavanca de câmbio. Uma vez ativado, a central de comando realiza até mil leituras por segundo para distribuir o torque da forma ideal. O motorista pode desativar o AWD e dirigir com tração apenas nas rodas dianteiras, mas, em situações de risco, o painel avisa para reativar a tração integral.
Já no Mitsubishi Eclipse Cross, o sistema S-AWC (Super All Wheel Control) funciona de forma contínua, sem depender da intervenção do motorista. Por meio de um botão no console, é possível alternar entre os modos Auto, Snow (pisos escorregadios) ou Gravel (terrenos irregulares e situação de atolamento). Segundo a Mitsubishi, o S-AWC combina a tração integral controlada eletronicamente com o Active Yaw Control (AYC), otimizando o torque nas quatro rodas e melhorando a condução e a estabilidade em diferentes condições.
Diante disso, o sistema do Mitsubishi oferece mais conveniência e segurança em situações imprevisíveis, uma vez que nem sempre é possível antecipar quando a atuação do sistema de tração integral será necessária, algo que pode ficar sob responsabilidade do motorista do Chevrolet Equinox.
Demais atributos
Tanto o Chevrolet Equinox Premier 2.0 turbo quanto o Mitsubishi Eclipse Cross S-AWC possuem alto nível de equipamentos, incluindo pacotes completos de assistência à condução, e diferenciais técnicos, como a suspensão independente nas quatro rodas com layout traseiro multibraço, o que favorece o conforto e a dirigibilidade.
No entanto, é importante destacar que o Chevrolet Equinox, apesar de seu desempenho vigoroso (0 a 100 km/h em 7,6 segundos), não se destaca em consumo. Ele registra médias de 8,4 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada, utilizando apenas gasolina.
Por outro lado, o Mitsubishi Eclipse Cross é mais racional. O motor 1.5 turbo de 165 cv e 25,5 kgfm de torque acelera o SUV de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos, com médias de consumo de 10,7 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, também com gasolina.
Logo, diante de todos os fatores, o Mitsubishi Eclipse Cross se apresenta como uma opção mais equilibrada e sensata.
Boa comparação, César!
Talvez eu possa ajudar o amigo Junior.
Fazem 3 anos que pesquiso por um SUV 4×4 , inclusive já perguntei ao Guru.
Depois de muito pesquisar, caso você não vá usar o carro para Off Road pesado, eu aconselho o Mitsubishi Eclipse Cross HPE S S AWC.
Agora se tivéssemos uma boa CSS e Assistência Técnica no Brasil eu iria te aconselhar o
SUBARU XV 2.0 , meu sonho, mas aqui no Brasil não dá. E sendo que ele só aceita gasolina até no máximo com 10% Etanol.
Mas vai de MIT mesmo, e seja Feliz!
Muito obrigado, Geraldo! Agradeço também por compartilhar conosco sua análise. Abraço
Nilton
1 mês atrás
Aqui eu ia “me atolar até o pescoço”, um dos poucos SUV que me brilha os olhos é o Equinox (2.0 óbvio, por motivos mais óbvios ainda). Perdão pela intromissão Guru, mas esta mecânica (2.0) tem algum histórico de problemas?
Oi, Nilton! Muito obrigado pela participação! Sobre a motorização 2.0 turbo, o único ponto que precisa ser observado é o alto consumo, resultado também do desempenho superior do SUV. Com relação à problemas ou falhas crônicas no propulsor, não observamos relatos que apontem para isso. Abraço!
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Boa comparação, César!
Talvez eu possa ajudar o amigo Junior.
Fazem 3 anos que pesquiso por um SUV 4×4 , inclusive já perguntei ao Guru.
Depois de muito pesquisar, caso você não vá usar o carro para Off Road pesado, eu aconselho o Mitsubishi Eclipse Cross HPE S S AWC.
Agora se tivéssemos uma boa CSS e Assistência Técnica no Brasil eu iria te aconselhar o
SUBARU XV 2.0 , meu sonho, mas aqui no Brasil não dá. E sendo que ele só aceita gasolina até no máximo com 10% Etanol.
Mas vai de MIT mesmo, e seja Feliz!
Muito obrigado, Geraldo! Agradeço também por compartilhar conosco sua análise. Abraço
Aqui eu ia “me atolar até o pescoço”, um dos poucos SUV que me brilha os olhos é o Equinox (2.0 óbvio, por motivos mais óbvios ainda). Perdão pela intromissão Guru, mas esta mecânica (2.0) tem algum histórico de problemas?
Oi, Nilton! Muito obrigado pela participação! Sobre a motorização 2.0 turbo, o único ponto que precisa ser observado é o alto consumo, resultado também do desempenho superior do SUV. Com relação à problemas ou falhas crônicas no propulsor, não observamos relatos que apontem para isso. Abraço!