Stellantis anuncia novo motor 1.6 turbo e investimentos para eletrificação
Propulsor, conhecido até o momento como GME-T4 EVO, será aplicado também em veículos híbridos a partir de 2025
César Tizo - setembro 12, 2024
A Stellantis anunciou um investimento de mais de US$ 406 milhões em três instalações no estado de Michigan, nos Estados Unidos, como parte de sua estratégia de eletrificação. Entre os destaques, vale citar a reestruturação da fábrica de motores Dundee, onde será produzido um novo motor 1.6 turbo com injeção direta, projetado para atender veículos híbridos, com lançamento previsto para 2025.
Esse novo motor, batizado de GME-T4 EVO, terá 4 cilindros e faz parte do compromisso da Stellantis em desenvolver soluções de mobilidade que unam eficiência energética e desempenho. Ele será fabricado ao lado de outros componentes essenciais, como bandejas de bateria e peças estruturais para as novas plataformas elétricas STLA Frame e STLA Large, que equiparão futuros modelos eletrificados de grande porte da Jeep e da Ram, entre eles os veículos de carroceria sobre chassi.
Investimentos
Além da fábrica de Dundee, as instalações de Sterling Heights receberão US$ 235,5 milhões para a produção da primeira picape totalmente elétrica da empresa, a Ram 1500 REV, que será lançada no fim de 2024. Outro modelo a ser produzido no local é a Ram 1500 Ramcharger, uma versão com maior autonomia, capaz de alcançar 672 cavalos de potência e 85 kgfm de torque. A Ramcharger promete aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos e uma impressionante capacidade de reboque de 6,3 toneladas.
Já a fábrica de picapes de Warren terá um aporte de US$ 97,6 milhões, voltado à produção do Jeep Wagoneer eletrificado, com lançamento global previsto até o fim de 2025.
Meta de eletrificação
Os investimentos fazem parte do plano estratégico Dare Forward 2030, que visa alcançar 50% de vendas de veículos elétricos nos Estados Unidos e 100% na Europa até o fim da década. A Stellantis também está comprometida em se tornar uma empresa com emissões zero de carbono até 2038.
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