Melhores carros híbridos em 2024: veja nossas recomendações
Leitora deseja optar por um carro eletrificado e pediu nossa análise envolvendo o segmento de automóveis com propulsão híbrida
César Tizo - setembro 23, 2024
Qual é o melhor carro híbrido atualmente no mercado? – pergunta enviada por Iracema
Iracema, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
A sua pergunta é bastante abrangente, e vale ressaltar que a escolha do melhor carro híbrido no mercado depende de necessidades e preferências individuais, como eficiência de combustível, desempenho, espaço interno e preço. Dito isso, vou listar alguns dos principais modelos híbridos e híbridos plug-in que se destacam em 2024, com foco nas marcas generalistas. Assim, você e outros leitores poderão fazer uma escolha mais assertiva:
Toyota Corolla e Toyota Corolla Cross
É inegável que a gama eletrificada da Toyota, produzida no Brasil, merece destaque para quem busca um automóvel híbrido. Tanto o sedã quanto o SUV compartilham o conjunto mecânico, composto pelo motor 1.8 bicombustível aliado a um propulsor elétrico, que juntos entregam 122 cv de potência combinada. Embora o desempenho não seja o principal atrativo da dupla, o Corolla Hybrid atinge médias de 18,5 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada, enquanto o Corolla Cross Hybrid registra 17,7 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada. Além disso, a produção local ajuda a manter os preços mais competitivos: o Corolla Altis Hybrid parte de R$ 187.790, já com um pacote completo de assistência à condução.
Alternativas
Caso prefira um sedã médio híbrido plug-in, vale considerar o BYD King (a partir de R$ 175.800), embora o modelo deixe a desejar em termos de um pacote mais avançado de assistentes de condução. Se a preferência for por desempenho sem a necessidade de recarga externa, o Honda Civic Híbrido (R$ 265.900) também é uma excelente alternativa.
BYD Song Plus – R$ 239.800 GWM Haval H6 PHEV19 – R$ 239.000
Tanto o BYD Song Plus quanto o GWM Haval H6 PHEV19 oferecem ótimos conjuntos para quem deseja um SUV de médio porte, com uma cabine ampla e confortável, além de uma mecânica híbrida plug-in. A grande vantagem desse sistema é a possibilidade de realizar a recarga externa da bateria, utilizando um Wallbox ou eletropostos, e rodar por uma determinada distância utilizando apenas eletricidade. Graças a essa versatilidade na propulsão, os híbridos plug-in são excelentes para quem busca combinar as vantagens de um automóvel térmico convencional com os benefícios de um elétrico, sem se preocupar com a autonomia.
Com a bateria de maior capacidade introduzida na linha 2025 do BYD Song Plus, o modelo é capaz de percorrer 68 km no modo elétrico, enquanto o Haval H6 PHEV19 oferece um alcance de 74 km, ambos conforme o padrão brasileiro. Os dois SUVs são muito bem equipados e, no caso da gama GWM, para quem busca desempenho extremo, há ainda a opção do Haval H6 PHEV34 (R$ 281.000), que conta com 393 cv de potência combinada, tração integral e notáveis 77,7 kgfm de torque
CAOA Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid – R$ 249.990
O Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid tem como principal apelo a presença de 7 lugares, sendo indicado para quem precisa de um carro capaz de transportar mais pessoas ou deseja um porta-malas versátil. O Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid conta com uma mecânica interessante, entregando 317 cv de potência combinada, 56,6 kgfm de torque máximo e uma autonomia de 54 km no modo elétrico.
Ford Maverick Hybrid – R$ 239.500
Para quem prefere picapes, a Ford Maverick Lariat Hybrid é uma excelente escolha. Com capacidade para 5 ocupantes e toda a praticidade oferecida pela caçamba, a Maverick combina o motor 2.5 a gasolina com um propulsor elétrico, gerando 194 cv de potência. Suas médias de consumo são de 15,7 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, sempre com gasolina, único combustível aceito pelo modelo. Caso a picape seja sua escolha, apenas recomendamos aguardar a vinda da linha 2025, que inaugurou, inclusive, a opção híbrida com tração integral nos EUA.
Alternativa entre os híbridos leves
Por fim, vale mencionar uma alternativa entre os carros com propulsão híbrida leve. Esses modelos oferecem a forma mais acessível — e também mais simples — de eletrificação, substituindo o alternador convencional por um gerador que recarrega a bateria principal do sistema e fornece torque e potência adicionais ao motor a combustão quando necessário. Um carro híbrido leve não oferece tração puramente elétrica, mas tem um preço menor em relação aos híbridos plenos e híbridos plug-in. Uma boa opção nessa categoria é o CAOA Chery Tiggo 5x Pro Hybrid, que utiliza essa tecnologia com base em uma arquitetura elétrica de 48V. Com preço de R$ 149.990, é uma alternativa interessante para quem deseja um carro com certo nível de eletrificação sem gastar muito.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok