GWM inicia contratações para fábrica em Iracemápolis (SP) e planeja 700 novos empregos até 2025
Local vai iniciar produção com SUV híbrido da gama Haval H6 e alcançar, dentro de 3 anos, cerca de 60% de nacionalização
César Tizo - outubro 2, 2024
A GWM Brasil deu um passo importante para consolidar suas operações no País ao iniciar as contratações para sua fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo. Com a seleção dos primeiros líderes, a montadora começa a estruturar os processos produtivos e a expansão da linha de montagem. O objetivo é formar uma equipe sólida que permitirá o treinamento dos primeiros colaboradores e, até o fim deste ano, a empresa espera contratar 100 funcionários, com a meta de alcançar 700 novos empregos até o início da produção, previsto para o primeiro semestre de 2025.
“O início das contratações marca um importante avanço para a GWM Brasil e nossa operação em Iracemápolis. Estamos comprometidos em formar uma equipe sólida e altamente treinada, que será essencial para a nossa produção e crescimento na região, com foco na geração de empregos no País”, afirmou Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil.
Os primeiros treinamentos serão realizados internamente, mas a montadora já firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para capacitação técnica, que também é utilizada atualmente na formação dos técnicos da rede de concessionárias da marca. A produção da fábrica em Iracemápolis começará com o lançamento do SUV híbrido Haval H6 no primeiro semestre de 2025, com uma cerimônia de inauguração prevista para ocorrer no início do período.
A unidade da GWM terá inicialmente capacidade de produção de 20 mil veículos por ano, mas será ampliada e modernizada para alcançar 50 mil unidades anuais dentro de três anos. Além disso, a montadora estabeleceu como meta alcançar 60% de nacionalização de componentes dentro de três anos, o que possibilitará o início das exportações para outros mercados da América Latina. Para isso, já estão sendo planejados acordos com fornecedores locais para itens como pneus, vidros, rodas, bancos e chicotes elétricos, além de garantir que o processo de pintura dos veículos seja realizado localmente.
“A colaboração com o SENAI é fundamental para garantirmos que nossa equipe esteja bem-preparada para os desafios do mercado brasileiro e para a qualidade que nossos clientes esperam”, acrescentou Bastos.
A confirmação do investimento ocorreu após a homologação do projeto da GWM Brasil pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) no Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que visa promover a sustentabilidade e inovação no setor automotivo. Com essa aprovação, a GWM poderá transferir gradualmente todos os processos produtivos, hoje realizados na China, para a nova unidade em Iracemápolis.
O início da produção na fábrica paulista integra a primeira fase do plano de investimentos da GWM no Brasil, que totaliza R$ 10 bilhões até 2032. Apenas nesta primeira fase, que se estenderá até 2026, serão investidos R$ 4 bilhões, reforçando o compromisso da marca com o desenvolvimento industrial e a geração de empregos no País.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok