Marcelo Cavalcante – Fiat tem maior volume de vendas desde 2015; veja como foi o mercado em setembro
Volume de vendas de automóveis e comerciais leves cresce 18,79% em setembro; Fiat lidera com o maior desempenho dos últimos oito anos
César Tizo - outubro 3, 2024
Consultor Marcelo Cavalcante de Lima apresenta análise completa sobre o fechamento de mercado relativo ao mês de setembro:
O mercado de automóveis e comerciais leves encerrou o mês de setembro com 222.661 unidades vendidas, registrando o segundo melhor resultado para o mês nos últimos 10 anos. O volume representa um crescimento de 18,79% em comparação ao mesmo período de 2022. Em relação a agosto deste ano, no entanto, houve uma leve queda de 0,24%.
A média diária de vendas em setembro foi de 10.603 unidades, a maior registrada em 2024 e a segunda melhor para o mês de setembro na última década. No acumulado do ano, as vendas somam 1.750.089 veículos, um aumento de 14% em relação ao mesmo período de 2023. Quando comparado ao ciclo pré-pandemia, porém, o setor ainda apresenta um recuo de 9,56%.
No segmento de vendas diretas, setembro fechou com 116.501 unidades, registrando um crescimento de 4,81% em relação a agosto e uma participação de 52,32% do total de vendas — a maior já registrada em 2024. Já as vendas no varejo somaram 106.160 unidades, uma queda de 5,25% em comparação ao mês anterior, com participação de 47,68%, a menor registrada no ano.
No acumulado do ano, o varejo apresenta um crescimento de 15,32%, com 918.752 unidades vendidas, enquanto o atacado cresceu 12,68%, totalizando 831.337 veículos comercializados.
O subsegmento de veículos de novas energias — que inclui elétricos e híbridos — registrou 13.277 unidades vendidas em setembro, uma queda de 9,49% em relação a agosto. No acumulado do ano, já foram comercializadas 122.570 unidades eletrificadas, um avanço de 113% em comparação a 2023.
Ranking de marcas
A Fiat manteve a liderança do mercado em setembro, com 49.646 unidades vendidas e um crescimento de 0,43% em comparação a agosto. No acumulado do ano, a marca já comercializou 370.220 veículos, o maior volume desde 2015. O desempenho representa um crescimento de 8,89% em relação a 2023 e um aumento de 39,58% em comparação ao período pré-pandemia. Apesar do bom resultado, a Fiat registrou uma queda de 4,52% na participação de mercado em relação ao ano anterior.
A Volkswagen ficou na segunda posição, com 35.213 unidades vendidas, um recuo de 4,68% em comparação a agosto. No acumulado de 2024, a marca já vendeu 276.695 unidades, um crescimento de 16% em relação a 2023, embora ainda registre um recuo de 6,49% em comparação ao período pré-pandemia.
A General Motors encerra o pódio, com 27.665 unidades vendidas em setembro. No acumulado do ano, a GM totalizou 222.943 veículos, 5,66% abaixo do volume registrado em 2023 e 35,52% inferior ao período pré-pandemia.
Ranking de modelos
No ranking dos 60 modelos mais vendidos em setembro, a Fiat Strada encerrou o terceiro trimestre com 101.451 unidades, um volume 17% superior ao registrado no mesmo período de 2023.
O Volkswagen Polo garantiu a segunda posição no ranking geral e a liderança no segmento de automóveis, com 97.033 unidades comercializadas no acumulado do ano.
Na terceira posição, tanto no mês quanto no acumulado anual, aparece o Chevrolet Onix, com 68.653 unidades vendidas, volume 2,96% inferior ao registrado no mesmo período de 2023.
O gráfico abaixo apresenta o volume de vendas acumuladas das principais marcas entre 2019 e 2024, destacando que as maiores quedas em relação ao período pré-pandemia foram registradas pela Renault (-47%), GM (-35,52%) e Honda (-33,81%).
Veículos eletrificados
Como dito mais acima, o segmento de elétricos e híbridos vendeu 13.277 unidades em setembro, registrando uma queda de 9,49% em relação ao mês anterior. No acumulado do ano, já foram comercializados 122.570 veículos eletrificados, um número 113% superior ao registrado em 2023.
O setor de automóveis e comerciais leves fechou setembro com 222.661 unidades, registrando uma leve queda de 0,24% em comparação a agosto. Os modelos eletrificados representaram 5,96% das vendas no mês e, no acumulado do ano, alcançaram 7% de participação, superando as projeções iniciais.
A queda nas vendas de elétricos e híbridos em setembro não indica uma mudança de comportamento do mercado. Essa sazonalidade era esperada devido a fatores como a chegada de produtos com novas alíquotas, o lançamento de novos modelos e processos de liberação de importação. É importante destacar que o bom desempenho geral de setembro foi parcialmente impulsionado pelo aumento no volume de vendas para o atacado, principalmente para locadoras, onde os modelos eletrificados têm menor participação. Assim, o resultado representa uma recuperação, sem alterar as projeções para o ano.
As novas tecnologias exigem um esforço extra das equipes comerciais e dos departamentos de marketing para simplificar o glossário técnico e traduzi-lo em benefícios para os consumidores. Na minha opinião, faltam mais campanhas com esse objetivo. Como diria um nobre colega, preço não é argumento de venda. O segmento tem um universo de grandes avanços tecnológicos a ser divulgado.
No ranking de modelos híbridos mais vendidos, o BYD Song liderou em setembro com 2.172 unidades e, no acumulado, já totaliza 16.863 veículos. A segunda posição ficou com o GWM Haval 6, que registrou 1.952 vendas no mês e 15.893 no ano. Fechando o trio de híbridos, temos o Toyota Corolla Cross, com 1.195 vendas em setembro e 10.563 no acumulado.
Entre os veículos 100% elétricos, a liderança em setembro foi do BYD Dolphin Mini, com 2.169 vendas no mês e 15.003 unidades no acumulado. Na segunda posição, aparece o BYD Dolphin, com 795 vendas em setembro e 12.923 no ano. Fechando o trio do mês está o BYD Yuan, com 364 unidades vendidas e 2.054 no acumulado anual. No acumulado geral, a terceira posição entre os elétricos é do GWM Ora, com 4.774 unidades.
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