Compra PcD: adquirir um SUV agora ou esperar as novidades de 2025?
Leitora está em dúvida se opta por algum modelo atual dentro do segmento ou vale a pena aguardar mais alguns meses
César Tizo - outubro 8, 2024
Prezado César, qual SUV para PcD com isenção total é mais indicado para aquisição ainda este ano ou no início de 2025? Considerando as possíveis mudanças de modelos nos próximos anos, qual a sua opinião sobre o Fiat Fastback, Jeep Renegade, Citroën C3 Aircross 7 lugares, entre outros? Obrigada! – pergunta enviada por Simone
Simone, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Se você está ponderando a compra de um SUV com isenção e não possui urgência para a aquisição, recomendo aguardar até 2025.
No próximo ano, como você confere no vídeo abaixo, teremos estreias importantes na categoria de SUVs compactos, entre elas o inédito Toyota Yaris Cross, que resultará na entrada da marca japonesa nesse segmento com um modelo nacional. Também para 2025 está confirmado o início da fabricação da nova geração do Nissan Kicks em Resende (RJ), assim como o lançamento do Honda WR-V, previsto para o segundo semestre do ano que vem.
Recentemente, chegaram ao mercado o Citroën Basalt e o Hyundai Creta 2025 atualizado, servindo como uma prévia do que podemos esperar nos próximos meses.
Entre os SUVs atualmente disponíveis para o público PcD, o Jeep Renegade se destaca pelos seus atributos técnicos, como a suspensão independente nas quatro rodas, freios a disco dianteiro e traseiro e o motor 1.3 turbo, que entrega um nível de performance superior. Esses diferenciais fazem do modelo a escolha mais interessante no momento para a compra com isenção.
Empatados na segunda posição podemos apontar o Chevrolet Tracker e o Volkswagen T-Cross, ambos em suas versões de entrada dentro do teto de R$ 120 mil. Vale ressaltar que, caso você opte pelo T-Cross, é recomendável aguardar a linha 2025 da versão Sense, que deve trazer melhorias no nível de equipamentos de série.
Na terceira posição, o Citroën Basalt figura como uma escolha racional por conta do seu custo-benefício competitivo. Suas versões 1.0 turbo com câmbio automático são oferecidas para PcD com valores agressivos, na casa de R$ 90 mil após as isenções, sendo que o catálogo topo de linha Shine já sai de fábrica com os recursos essenciais de segurança, conectividade e conforto.
Um ponto de esclarecimento: o Citroën C3 Aircross que você mencionou é um “irmão” de projeto do Basalt, compartilhando a mesma plataforma e linha de montagem em Porto Real (RJ). Ele pode ser uma escolha interessante caso você precise de um SUV com 7 lugares. Caso contrário, o Basalt já oferece ótimo espaço interno e um porta-malas generoso, com capacidade para 490 litros.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok