Marcelo Cavalcante – Hyundai HB20 assume liderança no início de outubro com 80% de vendas diretas
Consultor traz os destaques do mercado automotivo brasileiro no início do mês, que promete alcançar novo recorde
César Tizo - outubro 11, 2024
Em seu texto mais recente, o consultor Marcelo Cavalcante de Lima analisa o comportamento do mercado nos primeiros dias de outubro:
O setor de automóveis e comerciais leves vendeu, até o dia 9 de outubro, 74.583 unidades, representando um crescimento de 20,62% em relação ao mesmo período de 2023 e um avanço de 10,74% em relação ao mês anterior.
O ranking de marcas apresenta novidades na primeira parcial de outubro. A Hyundai registrou um crescimento de 63% em relação ao mês anterior, alcançando a segunda posição. Esse bom início de mês foi impulsionado pelas vendas no atacado, que representaram 65,50% do total da marca.
A liderança permanece com a Fiat, que alcançou 14.923 veículos vendidos na parcial, com um crescimento de 2% em comparação ao mês anterior. Das vendas da marca, 63,45% foram concentradas na modalidade de vendas diretas.
A Volkswagen ocupa a terceira posição, com 10.860 unidades vendidas, sendo 58,65% no atacado. Já a GM caiu para a quarta colocação na parcial, com 9.009 veículos vendidos, dos quais 57% foram comercializados no varejo.
As três marcas que operam exclusivamente com veículos eletrificados também registraram crescimento: a BYD avançou 14,78%, a GWM 14,86% e a Volvo 34,20%.
O segmento premium vendeu 1.385 veículos até o dia 9 de outubro, registrando um crescimento de 18% em relação ao mês anterior. No acumulado, já foram emplacadas 38.027 unidades, representando um crescimento de 9,32%.
O mês de outubro tem, em teoria, 23 dias úteis, mas o dia 28 será feriado facultativo para os servidores públicos.
Com base nos dados atuais, a projeção é de que as vendas alcancem entre 228 mil e 238 mil unidades, e, caso o ritmo se mantenha, o setor poderá registrar um novo recorde anual.
Entre as marcas de volume, além da Hyundai outro destaque positivo foi a Renault, que avançou 31,55%.
No acumulado do ano, já foram vendidas 1.824.667 unidades, resultando em um crescimento de 14,31% em relação ao ano anterior. A Fenabrave elevou a projeção de vendas de automóveis e comerciais leves para 2024, com uma estimativa de 2,506 milhões de unidades, o que representa um crescimento de 15% em relação a 2023.
O ranking parcial de modelos também traz novidades: o Hyundai HB20 lidera com 6.866 emplacamentos, sendo 80% do volume realizado por meio da modalidade de vendas diretas. Na segunda posição está a Fiat Strada, com 4.108 unidades vendidas, das quais 61% foram destinadas às vendas diretas, consolidando-se como líder no acumulado do ano. O VW Polo fecha o trio com 2.958 unidades, com 53% das vendas concentradas na modalidade de vendas diretas, percentual que tende a crescer ao longo do mês.
Novas análises serão feitas na próxima quinzena. Desejamos a todos um excelente mês de outubro!
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok