Flagra confirma: Fiat Fastback terá opção híbrida em breve
Informações sobre o consumo do SUV eletrificado também já circulam na internet; estreia deverá ocorrer em novembro
César Tizo - outubro 15, 2024
A Stellantis já havia confirmado no início do mês que seu primeiro híbrido leve nacional será lançado em novembro. O que falta, no entanto, são os detalhes oficiais sobre qual produto vai inaugurar a tecnologia Bio-Hybrid em nosso mercado.
Nesta terça-feira (15), contudo, um flagra altamente revelador, publicado no perfil stellantis_clube, ajudou a esclarecer essa dúvida. As imagens antecipam detalhes do painel de instrumentos do Fiat Fastback com mecânica eletrificada. Em uma das fotos, é possível observar o quadro do fluxo de energia do sistema híbrido, e em outras telas, a indicação do nível de carga da bateria principal do conjunto motriz.
Embora ainda não tenha sido confirmado oficialmente pela Stellantis, há chances de que o Fiat Pulse também receba a mecânica híbrida leve.
O stellantis_clube ainda revela que o Fastback híbrido será equipado com motor 1.0 turbo com injeção direta e é baseado na versão Impetus, a mais completa do SUV com motorização T200.
Outro ponto importante antecipado pelo perfil são os dados de consumo do SUV eletrificado, que ainda são extraoficiais e não constam sequer na tabela mais recente do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. Segundo a publicação, o Fastback híbrido deverá alcançar médias urbanas de 9,6 km/l com etanol e 12,6 km/l com gasolina. Os números no uso urbano, cenário no qual os híbridos são favorecidos, resultam em um salto interessante em eficiência, já que a versão Impetus T200 convencional registra parciais de 8,1 km/l e 11,3 km/l, respectivamente.
Já os valores não oficiais de consumo rodoviário para o Fastback híbrido leve são de 10,9 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina, em comparação com os 9,7 km/l e 13,9 km/l da versão térmica do Fastback. Assim, o principal ganho em percurso rodoviário se mostra quando o Fastback eletrificado é abastecido com o biocombustível.
Vale lembrar que o segmento de SUVs nacionais com algum nível de eletrificação deve ganhar força em breve. Além da iminente estreia do Fastback híbrido, o Chevrolet Tracker 2026 deverá ser lançado no início do próximo ano, estreando a tecnologia híbrida leve flex da GM para seus modelos fabricados no Brasil. A Toyota também planeja o lançamento do Yaris Cross com opção híbrida flex em 2025, ampliando ainda mais as opções no segmento. Vamos acompanhar de perto!
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