Com relação à manutenção e peças: Compass, Tiggo 7 Pro ou Corolla Cross?
Leitora está em dúvida entre os três SUVs intermediários considerando também gastos com peças e manutenção
César Tizo - outubro 21, 2024
A dúvida seria entre o CAOA Chery Tiggo 7 Pro Max Drive, Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Qual comprar? Com relação à manutenção e peças que não são cobertas pela garantia, qual seria a melhor compra? – pergunta enviada por Luciana
Luciana, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Para balizar a análise entre os três modelos que você mencionou, vamos usar como referência o preço do CAOA Chery Tiggo 7 Pro Max Drive, hoje tabelado em R$ 174.990 na cor preta. Comparando com os demais SUVs, o Toyota Corolla Cross na versão XRE sai por R$ 179.890, enquanto o Jeep Compass na versão Sport custa R$ 182.990, embora a Jeep tenha reposicionado a versão de entrada para R$ 152.990.
Em relação à garantia, tanto a Jeep, quanto a Toyota e a CAOA Chery oferecem 5 anos de cobertura para seus modelos, exceto no caso de peças de desgaste natural, como pastilhas e discos de freio, pneus, entre outros casos pontuais.
Custos de manutenção: Para efetuar as primeiras seis revisões do Tiggo 7 Pro Max Drive, o proprietário vai desembolsar R$ 6.541,35. No caso do Corolla Cross XRE, o valor fica em R$ 5.887,70, enquanto, para o Compass Sport, o gasto será de R$ 6.388. Uma diferença importante é que as revisões do Compass ocorrem a cada 12.000 km, enquanto nos outros dois SUVs o intervalo é de 10.000 km. No entanto, o prazo para efetuar a revisão por tempo, que costuma ser o mais comum, é de 12 meses para os três SUVs.
Custo-benefício: O CAOA Chery Tiggo 7 Pro Max Drive se destaca nesse quesito em especial por já sair de fábrica com um robusto pacote de tecnologia. Ele engloba os principais assistentes de condução, tais como monitoramento de pontos cegos, alerta de colisão com frenagem autônoma, piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa. Em termos de espaço, o Tiggo 7 também leva vantagem, com um porta-malas de 475 litros contra 440 litros do Corolla Cross. Além disso, o Tiggo 7 conta com suspensão traseira multibraço, mais sofisticada que o layout por eixo de torção do Toyota.
O Jeep Compass, embora mais acessível na promoção, é o menos equipado, possui o menor porta-malas e a cabine menos espaçosa. Ainda assim, oferece um bom nível de conforto.
Jeep Compass
Desempenho e consumo: O motor 1.6 turbo do Tiggo 7 Pro Max Drive (187 cv e 28 kgfm) o torna o mais potente dos três, mas também o menos econômico, com consumo de 9,9 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada com gasolina, único combustível aceito pelo propulsor. Por outro lado, o câmbio de dupla embreagem com 7 marchas auxilia o SUV a oferecer um desempenho muito envolvente.
O Jeep Compass Sport, com motor 1.3 turbo (185 cv e 27,5 kgfm), tem um consumo mais equilibrado e a vantagem de ser flex. O modelo registra parciais de 10,1 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, levando em conta os dados com gasolina para mantermos a base de comparação com o Tiggo 7 Pro.
Já o Toyota Corolla Cross XRE mostra-se o mais eficiente. Seu motor 2.0 Dynamic Force é bicombustível e alcança até 177 cv e 21,4 kgfm. Trabalhando em conjunto com a transmissão automática CVT, o SUV registra médias de 11,6 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada (gasolina).
Toyota Corolla Cross
Conclusão: Se você busca o SUV mais equilibrado em termos de custo-benefício, tecnologia e conforto, o CAOA Chery Tiggo 7 Pro Max Drive é a escolha mais interessante. Contudo, se a manutenção mais barata, a robustez mecânica e a eficiência são suas prioridades, o Toyota Corolla Cross XRE é a melhor opção.
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