Marcelo Cavalcante – BYD mantém liderança no mercado de eletrificados com 41,92% de participação
Marca chinesa acumula 55 mil unidades vendidas no ano e registra crescimento de 11,79% em outubro
César Tizo - outubro 23, 2024
Consultor Marcelo Cavalcante de Lima analisa em seu texto mais recente como anda o segmento de carros eletrificados no mercado brasileiro:
O segmento de veículos eletrificados fechou a parcial de outubro com 8.667 unidades vendidas, representando um crescimento de 9,35% em comparação a setembro.
A tecnologia PHEV (híbrida plug-in) lidera as vendas no período, com 3.286 unidades comercializadas, um aumento de 18% em relação ao mês anterior. Nos últimos três meses, essa tecnologia foi a mais escolhida pelos compradores, encerrando o trimestre com uma participação de 39,14%.
Os veículos 100% elétricos (BEV) aparecem em segundo lugar, com 2.996 unidades vendidas, um avanço de 5,90%. No acumulado, os BEVs continuam como a tecnologia eletrificada mais vendida, com participação de 37,09%, embora no último trimestre tenham registrado a menor participação do ano.
Os híbridos convencionais (HEV) ocupam a terceira posição, com 1.686 unidades vendidas, apresentando uma leve queda de 0,59% em relação ao mês anterior. A participação acumulada dessa tecnologia é de 21,71%.
Por fim, os híbridos leves (MHEV) permanecem como a última opção dos compradores, com 699 unidades vendidas, mantendo uma participação acumulada de 8,61%.
Análise de Participação de Mercado
No comparativo trimestral, a participação dos veículos eletrificados em relação ao total de vendas do setor passou de 7,47% no primeiro trimestre para 6,43% no terceiro. Embora o setor automotivo tenha registrado um crescimento de 13,38% nos últimos três meses, os eletrificados avançaram apenas 0,24%.
O setor de automóveis e comerciais leves teve um ótimo desempenho no último trimestre, impulsionado principalmente pelas vendas no atacado, especialmente para locadoras. As vendas de veículos eletrificados, no entanto, permanecem concentradas no varejo, o que limita seu crescimento diante do cenário atual.
O aumento nas vendas dos modelos PHEV nos últimos três meses indica que os consumidores buscam a economia de combustível, mas sem abrir mão da autonomia, especialmente considerando a infraestrutura de recarga ainda restrita aos grandes centros urbanos.
Participação das Marcas
Ao analisarmos as marcas de eletrificados, é importante destacar que, apesar dos altos estoques, algumas delas registraram queda de participação, atribuída principalmente à concentração de vendas no varejo.
A participação de 7% das marcas eletrificadas superou as projeções do início do ano. Contudo, a queda registrada em setembro, com share de 5,99%, foi o pior resultado do ano. As montadoras estão em processo de homologação de novas concessionárias, o que exige um esforço adicional para ajustar os processos. A infraestrutura limitada de carregamento continua sendo um obstáculo, com exceção da Volvo, que tem se destacado nesse aspecto. Apesar dos elevados investimentos em marketing, as estratégias para veículos eletrificados precisam ser mais focadas para gerar os resultados esperados.
Resumo da Parcial
Nosso tradicional resumo destaca as principais informações do segmento de eletrificados, incluindo o ranking geral, comparativo com o mês anterior, segmentação por marcas e modelos mais vendidos.
No ranking geral, a BYD segue na liderança, com 3.746 unidades vendidas, um crescimento de 11,79% em relação a setembro. No acumulado do ano, a marca já vendeu 55.041 unidades, com participação de 41,92% no mercado.
A GWM ocupa a segunda posição, com 1.590 unidades vendidas na parcial, registrando um crescimento de 20,27%. No acumulado, a montadora vendeu 22.258 unidades, representando 16,95% do mercado.
A Toyota fecha o pódio, com 887 unidades vendidas na parcial, uma queda de 17,33% em relação ao mês anterior. No acumulado, a marca vendeu 16.615 veículos eletrificados.
Modelos Mais Vendidos
O BYD Dolphin Mini lidera entre os 100% elétricos, com 1.400 unidades vendidas, um aumento de 11,82% em relação ao mês anterior. Em segundo lugar, está o BYD Dolphin, com 412 unidades vendidas, uma queda de 13,26%. O GWM Ora 03 fecha o trio com 268 unidades vendidas, registrando um crescimento expressivo de 60,48%.
Modelos Híbridos
Entre os híbridos, o GWM Haval H6 lidera, com 1.322 unidades vendidas, um crescimento de 14,46% em comparação a setembro. A linha BYD Song ocupa a segunda posição, com 1.072 unidades, uma queda de 9% em relação ao mês anterior. Em terceiro lugar está o Toyota Corolla Cross Hybrid, com 601 unidades vendidas, uma redução de 18,89%.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok