É necessário trocar o fluido e o filtro do câmbio automático?
Empresa especializada no setor apresenta dicas que auxiliam motoristas a identificar indícios de desgaste em componentes da transmissão
César Tizo - outubro 30, 2024
Nos últimos anos, o uso de câmbio automático em veículos no Brasil tem crescido significativamente entre os motoristas que buscam conforto e praticidade ao dirigir. Segundo levantamento da consultoria S&P Global, os carros automáticos já representavam, em 2022, mais de 60% das vendas no País. A popularização do câmbio automático também tem sido acompanhada pelo cuidado com a manutenção de componentes como o filtro de câmbio. Segundo alerta a Tecfil, maior fabricante de filtros da América Latina, os cuidados com o filtro são fundamentais para evitar danos ao sistema de transmissão.
O filtro do câmbio é responsável por filtrar as impurezas do fluido de transmissão, garantindo sua eficiência e prolongando a vida útil do câmbio. Plinio Fazol, gerente de Marketing e Novos Produtos da Tecfil, ressalta que o primeiro cuidado é seguir rigorosamente as recomendações do fabricante do veículo sobre o intervalo de troca do fluido e do filtro de câmbio. “Trocar no prazo correto é fundamental, pois fluido e filtro contaminados podem provocar superaquecimento, desgaste excessivo nas peças internas do câmbio e até falhas completas no sistema“, explica. Ele acrescenta que nem todos os manuais trazem esta informação de maneira clara. “Na dúvida, pergunte ao seu mecânico de confiança”.
Outro ponto importante destacado por Fazol é a escolha de peças com qualidade durante a manutenção. O uso de componentes duvidosos pode comprometer o sistema de transmissão, causando falhas prematuras e ainda mais prejuízos. “E a instalação deve ser feita por um profissional qualificado, já que o câmbio automático é um sistema complexo e requer cuidados especializados.”
Como saber se o fluido e filtro de câmbio precisam ser trocados?
Entre os sinais mais comuns estão dificuldades na troca de marchas, com passagens mais lentas ou dificuldade ao mudar de uma marcha para outra, o que compromete a fluidez na condução. Outro indicativo é o surgimento de trepidações ou vibrações excessivas durante a mudança de marcha. “As vibrações são percebidas principalmente ao acelerar ou desacelerar. Estes sinais indicam problemas com a saúde da transmissão, portanto, procure um mecânico especializado para avaliar e questione sobre a troca do fluido e dos filtros”, orienta o executivo da Tecfil.
Ruídos anormais, como zumbidos ou sons metálicos vindos da área do câmbio, também podem indicar fluido e filtros saturados. Isso ocorre porque a passagem irregular do fluido contaminado pelas engrenagens gera fricção. Além disso, o cheiro de queimado pode sinalizar sobreaquecimento do sistema, causado pela ineficiência na circulação do fluido.
“É muito importante não ignorar sinais de alerta que o veículo possa apresentar. Esses sintomas podem indicar um filtro saturado ou fluido contaminado, e uma manutenção imediata pode prevenir problemas no sistema de transmissão”, conclui Fazol.
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