Nissan Kicks ou Renault Oroch: o que levar em conta ao escolher entre um SUV ou uma picape?
Leitora está em dúvida entre a picape e o SUV e pede que sejam levados em conta atributos como manutenção e economia de combustível
César Tizo - outubro 31, 2024
Estou na dúvida entre Renault Oroch e Nissan Kicks sobre economia, custo-benefício de manutenção e combustível. Qual o melhor? Obrigada – pergunta enviada por Sally
Sally, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
É muito interessante a questão proposta por você, pois nos permite confrontar veículos de categorias distintas, mas que atuam na mesma faixa de preço.
Custo-benefício
Começando pela análise de custo-benefício, é importante salientar que, por ser uma picape, a Renault Oroch atende a um perfil de consumidor diferente do Nissan Kicks. Por exemplo, não encontramos versões acessíveis da Oroch com câmbio automático, que está disponível apenas na versão topo de linha Outsider (R$ 157.200), equipada com motor 1.3 turbo de 170 cv e câmbio CVT.
A picape, no entanto, parte de R$ 121.190 na versão Pro, voltada ao uso comercial, alcança R$ 129.580 na configuração intermediária Intense, e sobe para R$ 132.450 na versão Iconic, todas com motor 1.6 16V flex (120 cv/16,2 kgfm) e câmbio manual de 6 marchas.
Na linha Kicks, o SUV compacto começa em R$ 115.890 na versão Active, embora esta não conte sequer com central multimídia. A versão mais cara do Kicks é a Exclusive com o Pack Tech, tabelada em R$ 155.990. Todas as versões são movidas pelo motor 1.6 16V flex (113 cv/15,3 kgfm) e têm câmbio automático CVT.
Projeto
A Renault Oroch possui uma vantagem técnica interessante com sua suspensão traseira independente do tipo multibraço, além, é claro, da versatilidade proporcionada por sua caçamba.
A área de carga permite transportar até 650 kg nas versões Intense e Iconic, ou 683 litros em capacidade volumétrica, superando com folga os 432 litros do porta-malas do Kicks. No entanto, vale lembrar que, mesmo com uma boa capota marítima, os objetos e bagagens colocados na caçamba podem molhar ou ficar empoeirados, ao contrário do que ocorre em um porta-malas convencional como é o caso do Kicks, que oferece total proteção.
Consumo
O Nissan Kicks é mais econômico, com médias de 11,4 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada com gasolina. A Oroch Intense 1.6 manual entrega parciais de 11,3 e 11,6 km/l, respectivamente, enquanto a versão 1.3 turbo consome um pouco mais, com médias de 10,5 km/l na cidade e 11 km/l na estrada, ambos os valores com gasolina.
Com motores 1.6 sem periféricos mais sofisticados, como injeção direta ou turbo, tanto o Kicks quanto a Oroch têm mecânica robusta e manutenção acessível, sendo confiáveis para o uso cotidiano.
Decisão
Em resumo, Sally, o ponto crucial para sua escolha entre a Renault Oroch e o Nissan Kicks está ligado à sua necessidade de espaço para transportar cargas mais volumosas, onde a picape leva vantagem.
Caso contrário, o Nissan Kicks ou outro SUV compacto será uma escolha melhor para o uso cotidiano, oferecendo um porta-malas protegido, menor consumo de combustível e maior facilidade para estacionar, devido às dimensões mais compactas em relação às picapes como a Oroch.
Logo, ponderando todos esses pontos, creio que você fará a escolha mais adequada ao seu perfil de uso.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok