Toyota confirma produção de dois novos híbridos flex no Brasil
Modelos serão produzidos em ampliação da fábrica de Sorocaba (SP), fruto do novo investimento de R$ 11 bilhões da empresa no Brasil
César Tizo - outubro 31, 2024
A Toyota lançou nesta quinta-feira a pedra fundamental de sua segunda unidade fabril em Sorocaba (SP). A iniciativa é fruto do novo investimento de R$ 11 bilhões que a empresa vai efetuar no Brasil até 2030, o maior já realizado pela empresa em nosso mercado.
Graças à ampliação da capacidade produtiva, a Toyota confirmou que está se preparando para a introdução de dois novos modelos híbridos flex a serem fabricados na nova unidade industrial. Por enquanto, a Toyota ainda faz mistério sobre as novidades, entretanto é plausível apostar que uma delas será o aguardado Yaris Cross, que vai posicionar a marca japonesa no segmento de SUVs compactos. Já o segundo modelo deverá ser um híbrido plug-in flex, que já está sendo testado no Brasil.
“O novo parque fabril será responsável pela fabricação de um novo veículo compacto híbrido flex, com produção confirmada a partir de 2025, além da fabricação de um modelo inédito equipado com a mesma tecnologia e desenvolvido especialmente para o Brasil. Ambos os modelos vão ajudar a democratizar a tecnologia híbrida flex, reconhecida por ser prática, acessível e sustentável“, revela a Toyota em comunicado.
A nova unidade industrial ocupa uma área de 400 mil m² e vai incorporar todas as etapas de produção – estamparia, funilaria, pintura e montagem. Segundo a Toyota, a expansão permitirá aumentar as exportações para 23 países e criar aproximadamente 2 mil novos postos de trabalho diretos até o final da década, além de gerar até 10 mil empregos indiretos na cadeia produtiva.
Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil, destacou que a expansão da fábrica em Sorocaba deve contribuir também para o desenvolvimento da cadeia de fornecedores locais, que irão fornecer peças e componentes de alta tecnologia para os novos veículos. Vale salientar que o Toyota Corolla, até então fabricado em Indaiatuba (SP), terá sua produção local deslocada para Sorocaba, uma vez que a unidade na qual o sedã é montado atualmente será fechada.
A nova unidade da Toyota em Sorocaba operará sob o conceito Ecofactory, que adota práticas sustentáveis para reduzir emissões de gases de efeito estufa, otimizar o uso de água e energia e minimizar o volume de resíduos. Uma das inovações será o processo de pintura sem uso de água, o que permitirá uma redução de 20% na emissão de CO₂. Além disso, a fábrica utilizará energia de fontes renováveis e lâmpadas LED, o que reduz significativamente o consumo de eletricidade, com taxa de reciclabilidade dos resíduos acima de 99%.
A proximidade dos principais fornecedores, a apenas 1 km da fábrica, otimizará a logística e reduzirá o consumo de combustível, contribuindo para uma menor emissão de CO₂ e fortalecendo a economia local.
O investimento da Toyota reflete um ambiente favorável proporcionado pelo Estado de São Paulo, que fortaleceu as condições para o setor industrial. Rafael Chang, CEO da Toyota para América Latina e Caribe, afirmou que a expansão da unidade em Sorocaba permitirá à marca “ampliar a produção nacional, exportar para toda a região e assim gerar e distribuir mais valor para a sociedade”, conclui o executivo.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok