Fiat Pulse e Fastback estreiam linha 2025 com opção híbrida leve flex partindo de R$ 125.990
Preço é relativo ao Pulse Audace; Fastback com a mecânica eletrificada parte de R$ 151.990 na mesma versão; conheça os detalhes
César Tizo - novembro 6, 2024
A Fiat apresentou nesta quarta-feira (6) a linha 2025 das gamas Pulse e Fastback, que conta como principal novidade a estreia do conjunto propulsor T200 Hybrid. A mecânica em questão inicia a eletrificação dos carros produzidos pela Stellantis no Brasil e região, alcançando outras marcas da empresa ao longo dos próximos anos.
Como funciona?
Segundo a Fiat detalha, o propulsor T200 Hybrid trabalha em conjunto com o câmbio automático CVT, bem como preserva os 130 cv de potência e 20 kgfm de torque observados até então nos demais modelos da Stellantis com o motor 1.0 turbo sem o auxilio da eletrificação.
A tecnologia híbrida leve adiciona ao 1.0 GSE um dispositivo elétrico multifuncional que substitui tanto o alternador quanto o motor de partida convencionais.
O sistema híbrido leve engloba ainda duas baterias de 12V: a tradicional de chumbo-ácido, com 68 Ah, localizada no cofre do motor, e um nova bateria de íon de lítio de 11 Ah, posicionada sob o banco do motorista.
As duas baterias podem fornecer energia ao dispositivo elétrico multifuncional, que pode alcançar um pico de potência de até 3 kW (4 cv), “garantindo melhor performance ao automóvel e redução de consumo de combustível“, detalha a Fiat.
De acordo com a marca, o Fastback T200 Hybrid alcançou, no ciclo urbano, uma redução no consumo de combustível de 11,5% com gasolina e de 9,8% com etanol. No caso do Pulse T200 Hybrid, a redução no consumo foi de 10,7% seja com gasolina ou etanol. Confira resumo preparado pelo Guru dos Carros comparando as médias oficiais:
Consumo urbano (Etanol/Gasolina)
Consumo rodoviário (Etanol/Gasolina)
Pulse Impetus T200
8,4 (E) e 12,1 (G) km/l
10,2 (E) e 14,4 (G) km/l
Pulse Impetus T200 Hybrid
9,3 (E) e 13,4 (G) km/l
10,2 (E) e 14,4 (G) km/l
Fastback Impetus T200
8,1 (E) e 11,3 (G) km/l
9,7 (E) e 13,9 (G) km/l
Fastback Impetus T200 Hybrid
8,9 (E) e 12,6 (G) km/l
9,8 (E) e 13,9 (G) km/l
Sistema DBSM e modos de operação
O conjunto T200 Hybrid também traz o sistema DBSM (Dual-Battery Switch Module), que gerencia a conexão e carga das duas baterias, otimizando a eficiência do sistema.
Os modos de operação incluem:
e-Start&Stop: Sistema Start-Stop, desligando o motor a combustão em paradas para economizar combustível. Em desacelerações, o motor a combustão funciona sem injeção de combustível, priorizando a regeneração de energia.
e-Assist: Assistência elétrica nas acelerações e retomadas, com as baterias fornecendo energia ao motor elétrico, gerando torque adicional.
Alternador Inteligente: Alterna entre modo de carga e modo neutro, conforme o estado das baterias.
e-Regen: Regeneração de energia durante as desacelerações, convertendo energia mecânica em elétrica e recuperando até 25% da energia que seria perdida em sistemas convencionais.
Estes modos são representados no display digital de 7 polegadas, presente no cluster da versão Impetus, ou 3,5 polegadas, no caso da versão Audace, permitindo ao motorista monitorar a eficiência do veículo.
Preços
A linha 2025 dos modelos Pulse e Fastback inaugura também a cor Azul Amalfi para as versões Audace e Impetus dos dois modelos. No caso do Pulse, é possível adicionar o teto bicolor (preto) como opcional para a versão Audace. Já o catálogo Impetus conta com pintura contrastante de série nos dois veículos.
Por conta da eletrificação, os preços das versões intermediárias do Pulse e do Fastback subiram R$ 2 mil em relação ao praticado até o ano/modelo 2024. Confira, abaixo, os novos valores:
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