SUVs mais baratos e equipados: veja opções com melhor custo-benefício
Leitor deseja um utilitário esportivo mais racional e com preço acessível; confira análise completa para ele
César Tizo - novembro 14, 2024
Quais são os melhores SUVs hoje em dia em custo-benefício – pergunta enviada por Durvaltecio
Durvaltecio, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Hoje em dia, encontramos alguns excelentes modelos para quem deseja um SUV que prioriza o custo-benefício, ou seja, veículos capazes de entregar uma boa lista de equipamentos de série ou diferenciais técnicos relevantes por valores mais competitivos.
Como você não especifica na pergunta uma faixa de preço ou porte do SUV que tem em mente, elaborei um levantamento amplo com algumas opções que valem a pena ser consideradas.
Confira, abaixo, os SUVs apresentados em ordem alfabética de marca e modelo:
BYD Song Pro e Yuan Pro: para quem deseja um SUV eletrificado, talvez não existam opções mais competitivas do que as da gama da chinesa BYD. Quem busca um SUV híbrido plug-in, por exemplo, encontra no BYD Song Pro a opção mais acessível em nosso mercado, atualmente partindo de R$ 189.800. Apesar de ficar devendo recursos avançados de assistência à condução, o modelo é capaz de percorrer 49 km (padrão Inmetro) em modo elétrico na versão GL. Em paralelo, o BYD Yuan Pro é uma alternativa a ser considerada para quem deseja um SUV 100% elétrico. O modelo está tabelado em R$ 182.800.
CAOA Chery: levando em conta as diferentes categorias de SUVs, os modelos da CAOA Chery dificilmente são superados no quesito custo-benefício. Partindo do Tiggo 5x Sport (R$ 125.990) até o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid (R$ 259.990), os utilitários esportivos da marca não deixam a desejar em termos de credenciais técnicas, conteúdo de equipamentos e eficiência mecânica quando comparados aos rivais diretos na mesma faixa de preço. Entre os SUVs compactos, o Tiggo 5x de entrada já conta com suspensão independente nas quatro rodas, inclusive com layout multibraço traseiro, algo raramente observado na categoria. O Tiggo 8 eletrificado, por sua vez, tem ainda o diferencial dos 7 lugares.
Citroën Basalt: a marca francesa conseguiu atrair a atenção do público ao lançar o Basalt de entrada por menos de R$ 90 mil. O SUV compacto aposta na combinação entre motor 1.0 aspirado e câmbio manual para atender quem precisa de um utilitário esportivo altamente racional. Não espere sofisticação na novidade da Citroën, que tem como pontos fortes o amplo espaço interno e o excelente porta-malas de 490 litros. O Basalt também pode ser encontrado com motor 1.0 turbo e câmbio automático CVT a partir de R$ 96.990 (preço de lançamento).
Jeep Compass: reposicionado na versão de entrada Sport, com R$ 30 mil de desconto, pode ser adquirido por R$ 152.990 na modalidade de venda direta para pessoas físicas. O SUV intermediário passou a ter uma proposta muito mais interessante do ponto de vista custo-benefício, aproximando-se do CAOA Chery Tiggo 7 nesse aspecto. Conta a favor do Compass o bom nível de eficiência proporcionado pelo motor 1.3 turbo, a qualidade de seu projeto com suspensão independente e freio a disco nas quatro rodas, além da lista de equipamentos que inclui os principais recursos de conectividade e conforto.
Peugeot 2008: a partir de R$ 124.990, o SUV compacto da Peugeot adota uma abordagem distinta do Citroën Basalt. Ao invés da racionalidade preconizada pelo primo da Stellantis, o Peugeot 2008 em sua nova geração se destaca pelo design arrojado e acabamento interno sofisticado, raramente observado em outros modelos da classe. Apesar da cabine um pouco mais acanhada, o Peugeot 2008 oferece uma posição de dirigir e comportamento ao volante mais envolventes, atraindo um público específico. Mesmo no catálogo de entrada Active, o modelo já conta com sensor de estacionamento, câmera de ré, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado automático digital, entre outros itens. O motor é o 1.0 turbo de origem Fiat, associado ao câmbio CVT, amplamente utilizado pela Stellantis em outros produtos.
Volkswagen T-Cross: para quem prioriza custo-benefício, o Volkswagen T-Cross 2025 em sua versão Sense (R$ 119.990) traz uma proposta interessante. Na mais recente evolução de ano/modelo, o SUV compacto passou a sair de fábrica com assistente de condução, como alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, 6 airbags, central multimídia com tela de 10,1″, faróis e lanternas em LED, entre outros. Conta a favor do modelo a eficiência do motor 1.0 TSI com até 128 cv associado ao câmbio automático de 6 marchas, além do ótimo espaço interno.
Em resumo, os modelos apontados acima são excelentes alternativas para quem busca um SUV com a melhor relação custo-benefício em diferentes faixas de preço.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok